Compartilhe!

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 22, na sede da 4ª CPTRAN, a solenidade de passagem de comando daquela Companhia de Trânsito. O Major Leonides Marcelino Gomes passou o comando para o Capitão José Jackson Oliveira de Queiroz. Na ocasião, o agora ex-comandante, fez uma exposição de todo o legado deixado em mais de 08 anos à frente da 4ª CPTRAN.

1 9Uma gestão voltada à missão de contribuir para um trânsito mais seguro que valorize a defesa da vida e respeite a dignidade da pessoa humana.” Com essas palavras, o Major Leonides resumiu a sua passagem à frente da 4ª CPTRAN, destacando ainda uma “nova página criada na Companhia de Trânsito, com a retomada da dignidade e motivação do policial agente de trânsito, sem a corrupção do passado e sem as ingerências políticas e pressões internas”.

No seu discurso, o Major Leonides relembrou de toda a história passada no comando da 4ª CPTRAN, fazendo um apanhado de vários projetos realizados na sua gestão. O maior deles, talvez, foi a aquisição de uma sede própria, no bairro Bela Vista, onde possui modernas instalações e era um sonho de todo o efetivo. Junta-se a esse, a cessão do Parque de Exposições para servir de pátio para os veículos removidos, conseguido através de uma parceria com o 3º BPM.

Os festejos juninos de Patos e de toda a região também foram lembrados pelo Major, onde ressaltou a intensa e eficaz fiscalização de trânsito, principalmente em relação a embriaguez ao volante. Ele lembrou que em várias oportunidades foi alertado que “isso poderia afugentar os turistas”, porém o que houve foram agradecimentos e elogios de todos os segmentos da sociedade.

2 9Um capítulo à parte na vida do Major Leonides durante a sua gestão foi a educação de trânsito. Como o mesmo dizia, “é o baluarte de nossa Companhia”. Um programa de rádio semanal foi desenvolvido durante o seu comando, apresentado por ele e pelo Sargento Medeiros, divulgando as ações da 4ª CPTRAN e dando dicas de segurança, curiosidades, esclarecimentos e respondendo perguntas dos ouvintes. Campanhas educativas foram realizadas e mudaram antigos costumes de nossa cidade, como o uso do cinto de segurança, uso correto do capacete e uma atenção especial ao pedestre, peça mais frágil no trânsito. Porém o carro-chefe da educação de trânsito da 4ª CPTRAN era o projeto “Uma Semana Transitando Com Você”. Iniciativa pioneira e que levou a educação de trânsito para mais de 30 mil alunos das escolas públicas e privadas de Patos e região, o projeto se utilizava de uma metodologia lúdica, transmitindo conhecimento com brincadeiras, gincanas, paródias e dramatizações, envolvendo palhaços, fantoches e mascotes. O projeto foi desenvolvido por mais de 12 anos, levando cidadania, mudança de comportamento e valorização da vida.

No final, o Major Leonides agradeceu a Deus, ao comando da Polícia Militar, a sociedade patoense e a todos os seus comandados. Enalteceu o apoio e as parcerias durante sua gestão, desejou um comando de paz e sucesso ao seu substituto e finalizou afirmando que deixa sua missão cumprida e com aprendizados que leva pra vida.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário