Compartilhe!

O Programa Saúde na Escola (PSE) juntamente com o Programa Saúde da Criança lançaram no mês de julho a Gincana do Bem, que foi realizada nas Unidades Básicas de Saúde e em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, e visava a coleta de recipientes de vidro para serem doados ao Banco de Leite de Patos. Para a escola que reunisse o maior número de recipientes o prêmio seria um dia de ação social e de saúde na unidade escolar.

Na manhã da última quarta-feira (28) a Escola Municipal do Ensino Fundamental Monsenhor Vieira, localizada no Jatobá, fez a entrega de sua coleta e sagrou-se campeã da competição, surpreendendo a todos com a doação de mais de 500 recipientes.

De acordo com o professor de matemática, Hermano Marinho, a ideia inicial era que as doações viessem de quem tivesse em casa, ou pedisse a parentes e vizinhos, mas por iniciativa própria os alunos procuraram o comércio patoense e conseguiram diversos patrocínios, o que contribuiu ainda mais com a campanha.

“Nossa escola vem se destacando nesse sentido, pois os nossos alunos são muito solícitos à nossas campanhas. A gente já vem com isso a muito tempo, é um costume de nossos alunos essa solidariedade. Hoje trouxemos o resultado deste ato, mais de 500 potes arrecadados que nós contamos até ontem,” comentou o professor.

Segundo a coordenadora do PSE, Aline Mendes, a iniciativa partiu da identificação dessa necessidade junto à Maternidade e ao Banco de Leite. Com isso, surgiu a ideia da gincana que foi levada às UBS e algumas escolas municipais.

“Sabemos que a demanda na Maternidade é muito grande, então nós do PSE juntamente com o Saúde da Criança montamos um plano de ação. As UBS tiveram sua gincana e as escolas também. Estamos hoje aqui contando os recipientes e tendo conosco a escola vencedora. Estamos felizes, pois foi uma ação educativa para a escola, e a escola agora vai ter a sua ação em saúde nesta sexta-feira, dia 30,” contou Aline.

Além da EMEF Monsenhor Vieira também participaram da gincana as escolas EMEF Alírio Wanderley, Instituto Dr. Dionísio da Costa e a EMEF Sady e Ágaba. Para a diretora da escola vencedora, Joana Mércia, foi muito gratificante ver os alunos engajados numa causa tão importante.

“Quando fizemos nosso planejamento na escola, dividimos as metas por professores e incentivamos para que cada um fizesse a sua parte com a sensibilização de seu alunado. O fato do prêmio ser justamente uma ação de saúde da escola fez com que eles ficassem ainda mais empolgados e engajados para ganhar,” revelou Mércia.

O prêmio da Gincana do Bem será entregue nesta sexta-feira (30) com a promoção de uma ação social e de saúde dentro da escola vencedora.


COORDENADORA DO PSE – ALINE MENDES

JOANA MÉRCIA – DORETORA DA EMEF MMV

PROFESSOR HERMANO MARINHO

5d677008debef WhatsApp Image 2019 08 28 at 12.23.225d677008deedc WhatsApp Image 2019 08 28 at 12.23.31

Deixe seu comentário