Compartilhe!

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA), em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal (VISA), fez fiscalização em quatro Unidades Básicas de Saúde do Município de Patos na tarde desta terça-feira, dia 03, e encontrou inconformidades que levaram a notificação da Secretaria de Saúde do Município.

A AGEVISA encontrou irregularidades nas esterilizações que contrariam resoluções de diretorias colegiadas, bem como problemas de adequação nos serviços de observação de pacientes, aplicação de injetáveis, nebulizações, esterilização e demais questões que contrariam portarias do Ministério da Saúde.

Devido as inconformidades, o Pronto Atendimento Maria Marques, localizado no Bairro Jatobá, deverá funcionar, até que se resolvam adequações exigidas por resoluções e portarias, apenas como Unidade Básica de Saúde e não mais com procedimentos diversos aquém ao serviço básico. Diante disso, a população do bairro e adjacências, não mais terá procedimentos mais além de básicos.

Também foram encontradas inconformidades na UBS Ministro Ernani Sátyro (Bairro Vitória), Ernesto Soares (Bairro Juá Doce) e um outro que ainda não obtivemos informações.

Diante da problemática, o secretário de Saúde do Município de Patos, Dr. Umberto Joubert, convocou uma reunião extraordinária para tratar especificamente do PA Maria Marques. A reunião vai ocorrer na manhã desta quarta-feira, dia 04, com Ana Rosália, coordenadora geral do Pronto Atendimento Maria Marques, Ulisses Queiroga, coordenador de odontologia e Dra. Camila Campos, coordenadora médica.

“Temos muitos desafios e não vamos ignorar nenhum deles! A cidade de Patos tem que melhorar todos os setores da saúde e vamos enfrentar esses desafios. Se o PA Maria Marques não tem no momento como funcionar como vem funcionando, então vamos deslocar servidores para outros locais até que se resolva. Uns vão para a Unidade de Pronto Atendimento e outros para o Centro de Especialidades Odontológicas. Estou em contato com o prefeito Ivanes para buscar soluções”, relatou Dr. Joubert.

Jozivan Antero – patosonline

Deixe seu comentário