Compartilhe!
italo cerqueira foto tais abel lv assessoria 2 1
Ítalo Cerqueira representou a Paraíba e ganhou o Mister Brasil 2019 — Foto: Tais Abel/LV Assessoria

Ao subir na passarela, levo comigo milhões de negros e negras que, diariamente, lutam para serem vistos, reconhecidos e valorizados”, diz Ítalo Cerqueira, de 27 anos, primeiro homem negro e representante da Paraíba a ganhar o título de Mister Brasil CNB 2019 e ser eleito o homem mais bonito do país. Sargento do Exército e estudante de direito, o novo Mister Brasil foi eleito na noite da última quarta-feira (4), em um evento realizado na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Quando se trata de representatividade e quebra de padrões, o novo Mister Brasil CNB ressalta a importância de vencer uma disputa como essa no cenário nacional. “O preconceito ainda é muito grande no nosso país. Precisamos ocupar todos os espaços, inclusive, o mundo da beleza, que por tanto tempo repetiu padrões ditados pela moda, valorizando uns e excluindo tantos outros”, comenta.

Esta é a primeira vez que um representante da Paraíba ganha o título de Mister Brasil CNB. Ítalo, que é natural do Rio de Janeiro, mas mora desde pequeno com a família em João Pessoa, se considera paraibano de coração. Ele conta que foi morar na Paraíba com a família após o pai, militar aposentado, ser transferido para trabalhar no estado.

italo 2
Esta é a primeira vez que um representante da Paraíba ganha o título de Mister Brasil CNB — Foto: Reprodução/Instagram

“Meu pai é militar aposentado e, quando eu era criança, ele foi transferido para trabalhar na Paraíba. Toda a minha família, então, mudou-se do Rio de Janeiro para o estado, firmando nossa base até hoje. Sempre digo que o sangue e o sotaque são de carioca, mas o coração é paraibano”, relata o Mister Brasil CNB.

Para chegar à disputa de Mister Brasil 2019, o representante da Paraíba relata que foram dias intensos, em que foi preciso trabalhar o corpo e a mente. Ítalo, que enfrentou várias etapas antes do concurso, contou com o apoio da família e de profissionais.

“Foram dias intensos, de muitas atividades. Contei com o apoio de familiares e de amigos que me fortaleceram bastante neste processo, seja com ideias ou revigorando minhas energias e a vontade de vencer. Também busquei o apoio de profissionais, que me deram direcionamentos importantes, como postura, oratória, passarela, entre outros quesitos. Com todo esse suporte, enfrentei as etapas prévias do concurso, como a realização de ações sociais”, explica.

Apoio da família

familia italo
Durante o concurso, os pais de Ítalo, Rita e Cláudio, e os irmãos, Lucas (gêmeo de Ítalo) e Gustavo, acompanharam de perto — Foto: Divulgação/LV Assessoria

Durante o concurso na noite da quarta-feira (3), os pais de Ítalo, Rita e Cláudio, e os irmãos, Lucas (gêmeo de Ítalo) e Gustavo, acompanharam de perto e vibraram com cada anúncio.

O novo Mister Brasil conta que o apoio da família foi importante para chegar à disputa. “Minha família é minha fortaleza. Nunca dei sequer um passo à frente que não contasse com o apoio deles. A experiência me reforçou a lição de que, sozinho, não conseguimos ir muito longe. E como é bom ter com quem contar. Sou muito grato por tudo!”.

Ítalo lembra que, desde a inscrição no Mister Paraíba CNB, a rotina na casa da família mudou. “Todos se mobilizaram em torno do conjunto. Arregaçaram as mangas e foram à luta comigo, tornando a caminhada bem mais suave. Passamos a pensar na disputa 24 horas por dia. Tudo por amor”, destaca.

Mister Elegância e Mister Nordeste

Durante o concurso, realizado na cidade de Bento Gonçalves (RS), Ítalo Cerqueira levou a maioria dos votos dos 16 jurados, em disputa final com o candidato de Santa Catarina. Antes mesmo de receber a principal faixa da competição, Ítalo garantiu outras duas: a de Mister Elegância e a de Mister Nordeste.

italo na passarela
talo Cerqueira durante Concurso Mister Paraíba CNB 2019, em João Pessoa — Foto: Reprodução/Instagram

De sargento do Exército para a passarela

O representante da Paraíba se espelhou no pai e também seguiu a carreira militar. Hoje, sargento do Exército e estudante do curso de direito, Ítalo conta como a carreira militar contribuiu para o foco no concurso de Mister Brasil 2019.

“De cara, falo que foram a disciplina e o amor. Determinar minhas metas e focar nelas me fez otimizar tudo o que eu precisava fazer em tão pouco tempo e com tanta intensidade. Sem disciplina, certamente eu me perderia no meio do caminho. Da carreira militar, também trago o amor à pátria, a vontade de querer promover o bem-estar da coletividade. E isso se conecta muito ao direito, no sentido de batalhar para contribuir com a vida de outras pessoas”, explica Ítalo.

 

Busca pelo título mundial

O representante da Paraíba agora vai em busca do título mundial do concurso. A próxima etapa, que será na Polônia, acontece em dezembro deste ano. “O concurso internacional vai me colocar lado a lado com grandes candidatos, como aqui no Brasil. A concorrência é altíssima. Porém, o Mister Supranational envolve culturas e perfis muito distintos. O cenário é diferente. Então sigo cuidando do corpo e da mente, e curtindo cada momento dessa trajetória. A luta é grande, mas não vejo nem quero ver tudo isso como um fardo. É uma grande realização”.

Para aqueles que também sonham em trilhar um caminho parecido com o de Ítalo, o Mister Brasil CNB diz que é preciso se preparar e lutar para alcançar o objetivo. “Se é um sonho, merece a devida atenção e dedicação. Nossa vontade de fazer esse sonho acontecer vai dizer muito sobre como enfrentaremos a jornada até a chegada ao destino final. Nada cai de bandeja em nossas mãos. Pode parecer difícil, árduo e, em alguns momentos, até bater o cansaço que desmotiva. Mas insista, pois a conquista passa a ser apenas uma questão de tempo. E vale muito a pena!”, declara.

 

Érica Ribeiro – G1 PB

Deixe seu comentário