Quem busca perder peso, seja por saúde ou insatisfação com o próprio corpo, começa o processo já vivendo um grande dilema: abdicar de alguns prazeres da rotina. Foi vivendo nessa linha tênue, entre a corrida de rua como esporte para uma melhor qualidade de vida e os prazeres que gostaria de manter, que o jornalista paraibano Felipe Gesteira escreveu o livro “Emagreça bebendo cerveja”. Por enquanto apenas em versão online, o livro busca mostrar ao leitor que “o amor próprio é essencial para uma vida plena ao lado de quem a gente ama”, destacou Gesteira.
As páginas estavam sendo escritas desde janeiro de 2018. Saindo de um processo longo de tristeza, Gesteira encontrou na mudança de comportamento e na inserção de atividades físicas na rotina diária uma forma de melhorar. Usou a própria situação para contar um pouco dessa história em uma coluna semanal em um jornal impresso da Paraíba. Era “como um desabafo, e, conforme a história da reconstrução da minha autoestima foi avançando, a coisa toda tomou forma e ganhou cara de livro”, conta.
Embora o nome seja muito sugestivo para os amantes da cevada, o livro fala mais sobre a corrida de rua do que a cerveja em si. O foco principal é a prática de exercícios físicos e, no caso de Gesteira, a corrida é o que lhe dá mais prazer. O objetivo principal é motivar as pessoas a adotarem uma rotina mais saudável, mas por escolha, não por uma mudança estética, pressão social ou saúde, o que acaba tornando a prática da atividade física uma obrigação.
Felipe Gesteira corre, em média, 800 km por ano. E, mesmo assim, não abre mão da cerveja. Apesar disso, e embora o próprio nome do livro segure um copo de cerveja, não é bem sobre isso do que trata o livro. “É sobre preservar alguns prazeres, que aqui pode ser a cerveja, o pão, a pizza, e abrir mão de outros, dentro de uma rotina mais saudável”, declara.
O autor do livro, Felipe Gesteira, é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Computação, Comunicação e Artes pela mesma instituição. Além disso, é claro, é apaixonado por corrida de rua, futebol, videogames e fotografia, e também não dispensa biscoitos, pizza e cerveja.
Onde encontrar o livro
O livro tem prefácio de Phelipe Caldas e a capa foi feita por William Medeiros. Ele está disponível na loja Kindle e pode ser lido em qualquer dispositivo: computador, tablet, celular, além do e-book reader acessando o site de venda. O livro físico deve ser lançado ainda este ano.