Compartilhe!

Na noite da última terça-feira (15), a Gestão Municipal de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, por meio da Secretaria de Educação, promoveu jantar comemorativo em alusão ao Dia do Professor. Reunindo assim a classe de professores da rede municipal, bem como os diretores escolares, coordenadores pedagógicos e demais funcionários do setor.

Durante as falas, o professor Gerlúcio Medeiros, representando a secretaria, falou sobre o trabalho desenvolvido na rede municipal destacando a conquista do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Cabe lembrar que o resultado do IDEB foi divulgado em setembro de 2018, quando o município atingiu a média nacional do ensino fundamental 1, dando um salto de 5,1 para 5,6. Inclusive, já vencendo a meta para este ano.

“Essa conquista se deve ao trabalho responsável que a nossa classe desenvolve, dentro e fora da sala de aula. Motivo esse que muito nos orgulha e nos coloca em destaque na região e no Estado”, ressaltou Gerlúcio.

Representando o Legislativo, o vereador Berlânio Borburema, além de parabenizar a categoria, disse que a Casa de Vereadores está de portas abertas para receber as demandas da Educação. No sentido de manter essa qualidade no ensino de crianças e adolescentes do município.

Na fala da vice-prefeita Eva Lucena um sentimento de emoção “ao me dirigir para esse público seleto de mestres da educação”. E continuou: “Já estive como vereadora e estou, hoje, vice-prefeita do município. Mas o título de professora carrego comigo para sempre, serei uma eterna professora”.

Para homenagear os professores, o prefeito Umberto Jefferson destacou a educadora Fildani Gouveia, que recentemente fez 53 anos de Educação e de serviços prestados ao município. Depois, argumentou sobre os investimentos feitos na área desde o começo do seu mandato.

Como por exemplo a entrega da sede própria da escola Professora Fildani, que hoje está sendo ampliada com a construção de mais uma sala de aula e da biblioteca. E a grande obra para implantação da creche modelo, que atenderá mais de 300 crianças do município.

Fez referência a outras ações que também estão em andamento, a reforma do antigo prédio do IPTU, no centro da cidade, em que será instalada a nova Biblioteca Municipal. Bem como a construção do refeitório na escola Francisco Pergentino e, na Lúcia de Fátima, espaço para auditório e refeitório.

Sobre o rateio do antigo Fundef (Precatório Nº 147244PB), no valor aproximado de 1 milhão de reais para os 187 profissionais da Educação, o prefeito ratificou que os 60% destinados a categoria, continua a depender de homologação da justiça autorizando esse pagamento.

Ele ainda lançou proposta inédita para os professores, a ideia é de o município premiar o Professor Destaque do Ano. As regras e pré-requisitos para os participantes vão ser divulgados pela secretaria de educação, que também cuidará da avaliação final.

Além das autoridades políticas já mencionadas, prestigiaram o evento a primeira-dama Micaela Mota Morais, os vereadores Chaguinha Medeiros, Neoclécio Batista e Luíza Sátyro. Secretários e diretores da gestão, e os homenageados, incluindo o padre e professor Daniel Leite.

O jantar foi realizado no restaurante Ramal, que fica localizado na BR 230. E contou com a animação do cantor Gil Santos, da cidade de Santa Luzia.

Assessoria

 

Deixe seu comentário