Compartilhe!

Seguindo a determinação da Direção Nacional a CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Seção Paraíba, realizará no dia 15 de novembro de 2019, em Patos, o 3° Conselho Estadual, onde reunirá os sindicatos filiados e seus dirigentes, para discutir a conjuntura internacional, Nacional e Estadual; Estrutura e organização sindical; debate, revisão, atualização e aprovação do Plano de Ação Político, administrativo e financeiro da CTB, conforme pauta nacional.

Além da pauta proposta, a central irá aprofundar a discussão sobre a Formação e Atualização Sindical junto aos sindicatos filiados, depois do exitoso Curso de Formação Sindical realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro em João Pessoa, envolvendo 121 sindicalistas, através do CES- Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho.

Para o presidente da CTB/PB, José Gonçalves, a formação sindical é a porta de entrada de diversos sindicatos a central, pois existe uma grande carência nesse campo.” Despertar a consciência política dos trabalhadores através da formação tem dado resultados e o CES tem uma história de trabalho nesse campo e deve ser aproveitado por todas as entidades sindicais”, disse o mesmo.

Gonçalves pretende ainda discutir a legalização dos sindicatos junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, fazendo uma exposição dos caminhos que devem ser seguidos com o Registro Sindical que passou a ser digital.” Nessa atual conjuntura as entidades sindicais que não tem ainda a Certidão Sindical serão presas fáceis dos prefeitos e patrões para inviabilizar as ações impetradas pelas entidades sindicais na defesa de seus associados e o exemplo maior foi a ofensiva depois da Portaria 873/2019 do Bolsonaro, onde a classe patronal e os prefeitos seguiram a risca sua determinação,” alertou o sindicalista.

O 3° Conselho Nacional da CTB será realizado em Brasília, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2019, no Centro de Estudo Sindical Rural e os delegados e delegadas serão eleitos respeitando a cota de gênero de 30%. A Paraíba tem direito a participar com dois delegados e todos os sindicatos participantes devem está em dia com a tesouraria nacional da CTB até o dia 30 de outubro de 2019.

A taxa de inscrição deverá ficar em torno de R$ 350,00 por participante para cobertura de despesas com hospedagem e alimentação.

Assessoria

Deixe seu comentário