Compartilhe!

O Simula SISU é uma ação realizada pela Escola Cidadã Integral Dr. Trajano Pires da Nóbrega, de Condado, na Região Metropolitana de Patos, que simula o Sistema de Seleção Unificada, utilizado por todo o Brasil para o ingresso em cursos de graduação. O aluno poderá simular o curso de graduação que desejar concorrer utilizando a nota obtida no Simulado Enem, realizado nessa instituição de ensino.

O objetivo é apresentar aos alunos do ensino médio, bem como às turmas do 9° ano da escola, como funciona o SISU e prepará-lo para o que vem após o ensino médio, caso ele queira ingressar em uma universidade. A ideia é trabalhar o protagonismo dos nossos estudantes, os seus respectivos Projetos de Vida, a formação de competências para o século XXI e a educação interdimensional, uma vez que o jovem simulará os processos e mecanismos para concorrer a uma vaga na graduação desejada, cobrados em nossa sociedade nos dias atuais.

Na manhã de ontem, a escola realizou uma cerimônia para a entrega de troféus para os primeiros colocados em cada curso ofertado e certificados de menção honrosa para os demais classificados dentro do quantitativos de vagas. O evento contou com a participação dos pais dos alunos, que são extremamente importantes nesse processo.“O Simula SISU para mim foi bastante gratificante, haja visto que trata-se de uma simulação do “meu futuro”. É uma experiência interessante, pois, de certo modo, é uma oportunidade que temos de saber como funciona o Enem. Sabendo disso, estaremos mais preparados para entender o que fazer com essa nota. Assim, poderemos ingressar em uma universidade pública através do SISU ou privada com o PROUNI ou FIES”, “afirmou a estudante Camilly do 2° ano B”.

O coordenador Pedagógico da escola, Jefferson Rolim, ressaltou a importância da ação para o corpo discente da escola. “O programa Simula SISU é importante para o desenvolvimento acadêmico dos nossos alunos, pois o mesmo busca preparar o estudante para o Enem. Por conseguinte, o Projeto de Vida do estudante é projetado nesse processo, uma vez que o mesmo simula qual graduação almejada poderia ser alcançada. Assim, ao participar dos simulados e do Simula SISU, o estudante desenvolve o seu protagonismo juvenil e as Competências do século XXI”, finalizou o coordenador.

Assessoria

Deixe seu comentário