Compartilhe!

A Escola municipal Dr. Dionísio da Costa realizou a culminância do projeto “Ciência em Movimento e Ação na Escola”, na manhã desta quinta-feira, dia 8 de outubro. Os alunos participaram de uma programação especial, que contou com a presença de professores e autoridades da cidade de Patos.

A professora idealizadora do evento, Maria da Conceição, explicou que o principal objetivo do projeto é trabalhar a ciência de uma forma mais dinâmica, envolvente e motivadora para despertar nos alunos o interesse pela disciplina e desenvolver ainda mais a aprendizagem.

“Eu agradeço a todos que contribuíram para este projeto. Hoje nós fizemos uma retrospectiva de todo o assunto visto este ano. Não é fácil realizar um projeto desses, mas tem horas que nós precisamos movimentar. E ter os pais dos alunos empenhados nessas atividades é o meu maior prêmio”, reconheceu a idealizadora do evento.

O Blog do Jordan Bezerra fez questão de cobrir o evento, e conversou com alguns dos participantes, dentre eles a professora Lenize Santos Nascimento, que também é coordenadora da área de ciências da Escola Dionísio da Costa.  Ela falou da importância do evento.

“É uma satisfação estar aqui hoje neste projeto, que nada mais é que o reflexo das atividades que a disciplina de ciências está trabalhando no nosso município. Então o que considero mais importante é exatamente a inserção desses projetos, que são interdisciplinares e fazem com que os alunos tenham uma atividade mais prática”, explicou Lenize.

O professor mestre em Biologia, Aleson Pereira da Silva, falou sobre a necessidade de a iniciação científica ser ainda nos primeiros anos da formação fundamental. Ele disse que tratar de temas tão relevantes com adolescentes é fundamental para a mudança de atitudes.

“Trazer esta responsabilidade para os alunos nesses primeiros anos de formação é algo que vem modificando a estrutura de convivência na sociedade. Então este trabalho que está sendo realizado aqui, que traz a importância dos biomas e recursos naturais, conservação, preservação, é de grande importância para que os alunos possam maturar desde cedo sobre essas responsabilidades”, afirmou Aleson.

Yuri Almeida, aluno do 8º ano, disse que o projeto ajuda a revisar todos os assuntos passados pelos professores. Ele disse que é uma forma didática de aprender e ensinar.

“Na verdade, este projeto é uma grande revisão de todo o conteúdo que vimos em sala de aula com as professoras de ciência. Entretanto, o que podemos destacar é que atividades como esta nos ajudam a aprender mais e de forma mais eficiente, porque é uma maneira interativa e diferente de adquirir conhecimento”, contou o aluno.

O vereador Capitão Hugo destacou a necessidade de levar a informação às crianças e adolescentes para que se tenha adultos conscientes e de atitudes responsáveis. Ele aproveitou para parabenizar o projeto.

“Como nós sabemos, todos os países que chegaram ao desenvolvimento o fizeram por meio da educação. Então, quanto mais cedo levar ao conhecimento das crianças, adolescentes, eles saberão que todas as soluções para um país vêm da educação. Portanto, essa conscientização é importante para levar às crianças que a sustentabilidade é uma solução para o meio ambiente. As crianças são multiplicadoras de informação. Por isso, parabenizo a escola pelo importante projeto”, declarou o vereador.

Durante o evento, houve apresentações de dança e pantomima, além da explanação de temas com os professores convidados. Todos participaram de um lanche ao final do evento.

9b21847be5fb9f85390129845eb97dd1

Veja o vídeo:

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário