Compartilhe!

Crianças e jovens que integram o projeto de Inclusão Digital da AABB Comunidade estiveram na manhã desta segunda-feira (11) no Hospital do Bem, em Patos, e tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da unidade e os serviços oncológicos disponibilizados à população, conversar com pacientes e funcionários. A visita, que faz parte de atividades de um curso piloto desenvolvido pelo AABB Comunidade em parceria com o Instituto Cesar- Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, foi acompanhada pela educadora do projeto em Patos, Priscila Melquíades. Além de conhecerem toda a estrutura do Hospital, os alunos interagiram com os pacientes, inclusive, os que estavam fazendo sessões de quimioterapia.

Segundo Priscila, os alunos ficaram encantados com a estrutura do Hospital e com o acolhimento dos colaboradores. “Foi uma experiência gratificante. A ideia era conhecer o espaço, levar um abraço, mas, fomos recebidos de forma tão carinhosa que nem lembramos que estávamos num ambiente que trata de doenças. Foi inclusive emocionante para todos nós. Fomos acolhidos com muito carinho e atenção”, destaca a educadora do projeto, que busca capacitar crianças e jovens carentes da cidade, através deste projeto de inserção na Economia Digital. Ainda de acordo com a educadora, dentro disso desse projeto houve uma divisão por áreas, entre elas, a saúde. “Foram os alunos que tiveram essa ideia de fazer a visita ao Hospital do Bem, para conhecer, levar alegria. E a experiência foi muito válida”, destaca Priscila.

A diretora geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, Liliane Sena, que recepcionou o grupo junto com o coordenador do setor de quimioterapia, Thiago Viana, e outros colaboradores, lembra a importância das pessoas conhecerem o Hospital, inclusive, para desmistificarem que o local é apenas um espaço de tratamento e dor. “Aqui, trabalhamos, sobretudo, a humanização, o acolhimento, o amor ao próximo, além claro, de disponibilizar um serviço oncológico que está em consonância com os protocolos dos grandes centros de referência oncológica do país. E é muito gratificante saber que além de prestarmos um bom serviço, sentir que quando as pessoas chegam aqui mudam completamente de atitude diante do câncer e passam a encarar a doença não como um fim, mas como um recomeço”, disse Liliane.

A visita de hoje faz parte da segunda etapa do projeto, que ainda terá um momento de culminância onde os alunos participarão de oficinas, concluíram a capacitação e receberão seus certificados. De acordo com Priscila, esse momento deve acontecer até o final de novembro, provavelmente, no dia 29, e a diretora do Complexo, Liliane Sena, segundo ela, será uma das convidadas deste encerramento. Atualmente, cerca de 60 crianças e jovens de Patos, com idades entre seis e 18 anos incompletos, participam da capacitação, que acontece três vezes por semana, na sede da AABB da cidade. Lá, eles têm atividades educativas, lúdicas e alimentação e são preparados para ingressar no mundo digital, tendo a oportunidade de transformar suas vidas e seu futuro. O projeto AABB Comunidade existe há 18 anos.

Assessoria

Deixe seu comentário