Compartilhe!

Dom Gerardo Andrade Ponte, segundo bispo de Diocese de Patos, morreu no dia 24 de maio de 2006, em Fortaleza-CE sua terra natal. Se vivo fosse estaria fazendo 95 anos de idade neste domingo, 01/12/2019.

Eleito bispo em 12 de fevereiro de 1975; ordenado bispo em 17 de agosto de 1975 com a renúncia em 08 de agosto de 2001, Dom Gerardo chegou a Patos no dia 26 de dezembro de 1984, cuja missão seria assumir função a qual foi escolhido.

Uma calorosa receptividade foi elaborada pelos patoenses para recebê-lo em clima de muita alegria. Ele ficou à frente da Diocese de Patos terminando suas atividades como Bispo Emérito até novembro de 2001 e tinha uma grande atribuição com as vocações sacerdotais. Dom Gerardo foi um grande defensor das causas sociais.

Em 1998 uma festa em grande estilo e organizada com muita responsabilidade foi atribuída ao bispo para comemorar os 50 anos de sacerdócio. Foram convidados para participarem do evento, Padre Cláudio Sartori, formador e diretor de estudos do Seminário da Arquidiocese da Paraíba; Padre Virgílio de Almeida, Vigário de Santa Rita; Padre Luís Antônio de Oliveira, Vigário Geral da Arquidiocese de João Pessoa na época; o Bispo de Cajazeiras, Dom Mathias Patrício de Macêdo; Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Bispo de Campina Grande; Dom Francisco Austregésilo de Mesquita Filho, Bispo de Afogados da Ingazeira. A celebração aconteceu no Estádio José Cavalcante que ficou pequeno para tanta gente.

Apesar dos esforços, nada mudou o quadro clínico do bispo que morreu com complicações no cérebro por causa de um AVC e problemas pulmonares, chegando a implantar através de uma intervenção cirúrgica, um tubo na traquéia para facilitar sua respiração.

Dom Gerardo Andrade Ponte, que dedicou parte da vida à caridade, será sempre lembrado durante as celebrações nas Paróquias pertencentes à nossa Diocese.

Mais informações sobre a vida de Dom Gerardo

Folha Patoense com Rádio Espinharas e Portal Patos

 

Deixe seu comentário