Patos e mais 20 municípios da Paraíba devem receber R$ 11 milhões para atendimento domiciliar de pacientes com dificuldade de se locomover, segundo o Ministério da Saúde. O repasse tem como objetivo diminuir a demanda por atendimento nos hospitais públicos.
De acordo com o Ministério, a verba é destinada para a contratação de 410 equipes do Sistema único de Saúde (SUS) de Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad) e Multiprofissionais de Apoio (Emap). A quantia será dividida entre as cidades e os valores estão no Diário Oficial da União.
As Emad são formadas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que ofertam suporte médico completo aos pacientes que estão acamados, e as Emap são compostas por três profissionais de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia, farmácia ou terapia ocupacional.
O objetivo do Ministério é reduzir a demanda por atendimento nos hospitais e também evitar as internações e reinternações de pacientes, além de diminuir o tempo de permanência de internação dos usuários do SUS. Serão beneficiados os seguintes municípios:
- Água Branca
- Alcantil
- Belém
- Boa Ventura
- Bonito de Santa Fé
- Campina Grande
- Coremas
- Esperança
- Imaculada
- Itabaiana
- Ingá
- Mamanguape
- Patos
- Princesa Isabel
- Riachão de Bacamarte
- Santa Rita
- São Bento
- São João do Rio do Peixe
- São José de Piranhas
- Sapé
- Solânea
- Tavares