Compartilhe!

As chuvas deste mês de janeiro deixaram a terra molhada em grande parte do Sertão paraibano, animando e renovando a esperança dos sertanejos de que o inverno que se aproxima vai assegurar o plantio de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas).

Na região do Vale do Piancó, especificamente na zona rural da cidade de Boa Ventura, muitos agricultores já iniciaram o plantio, almejando uma boa colheita, como explicou o senhor Francisco Gomes. Ele preferiu plantar apenas milho e feijão, do modo mais tradicional: cavando e jogando as sementes.

Para ele, o ano será bom de inverno, tendo em vista as várias previsões da quadra chuvosa. “As chuvas deste mês já indicam um boa época para começar a plantar. Todos os anos eu planto aqui na minha terra, e este também deverá ser bom de colheita”, disse.

O próximo passo após o plantio, é o limpamento das plantações, onde nascem matos com pragas que comem as sementes e atrapalham o desenvolvimento do plantio. Para isso, são usados tipos de veneno e limpeza à mão.

Os agricultores plantam, na maioria dos casos, apenas para consumo próprio, o que é são chamados de agricultores familiares, algo que é tradição no Nordeste brasileiro.

Diamante Online

Deixe seu comentário