Fotos: Valter Firmino
Compartilhe!

Uma cena impressionante e muito bonita de se ver foi registrada na última terça-feira, 20, na torre da Rádio Água Branca FM, no centro da cidade. O registro foi feito por Valter Firmino, que fotografou centenas de aves da espécie andorinha que frequentavam o local.

As andorinhas são um grupo de aves pertencentes à família Hirundinidae. São graciosas e ágeis. Voam realizando longas migrações e não vivem em lugares de baixa temperatura. Além disso são aves insetívoras, pois se alimentam de insetos que capturam com o bico aberto durante o voo. Cada andorinha consome cerca de 10.000 insetos por dia. Os ninhos das andorinhas são comumente feitos com lama, restos vegetais e a saliva delas. Geralmente são feitos em barrancos, árvores, estábulos, barracões, garagens, pontes, túneis, barragens, entre outros.

O ninho é usado durante anos seguidos, pois quando chega o inverno, as andorinhas migram para outro lugar, mas depois que passa esta estação, elas retornam para o mesmo ninho que haviam deixado antes de migrarem. Pode-se dizer que a andorinha é muito “família”, pois o casal de andorinhas dividem a responsabilidade de chocarem os ovos e continuam “casados” para o resto da existência.

Água Branca Online

Fotos: Valter Firmino

Deixe seu comentário