Patos (Foto: arquivo/Folha Patoense)
Compartilhe!

Nos últimos dias, tem chovido com frequência na maior parte do Nordeste do Brasil com exceção do interior da Bahia onde o ar está mais seco. A maior parte da chuva que cai sobre o Nordeste está relacionada ao tempo quente e úmido e a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.

Porém, um novo vórtice ciclônico de altos níveis chamado de VCAN entre o leste de Pernambuco e da Paraíba vai favorecer a formação de muitas áreas de instabilidade, principalmente sobre as áreas litorâneas deste dois estados.

Nesta quarta-feira (12), a situação é de atenção para chuvas moderadas a fortes com raios e rajadas de vento entre João Pessoa (PB) e Recife (PE). No Maranhão, em quase todo o Piauí, inclusive em Teresina, o alerta é para temporais.

Entre o litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte, e entre Aracaju e Maceió, o sol aparece entre poucas nuvens, faz calor e ocorrem pancadas chuva rápidas e passageiras. Nas demais áreas, sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios e trovoadas a partir da tarde. Na maior parte da Bahia, o sol predomina e não chove.

Na quinta-feira, muitas áreas de instabilidade associadas ao VCAN vão favorecer o crescimento de nuvens carregadas na faixa litorânea entre Recife e São Luis. O tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia por vezes com moderada intensidade.

O tempo continua seco em parte da Bahia e não há expectativa de chuva no interior e oeste do estado e no sul do Piauí. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e faz calor. Com o tempo quente e úmido as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios.

Climatempo

Deixe seu comentário