Colégio Cristo Rei, em Patos
Compartilhe!

Alunos, funcionários e professores do Colégio Cristo Rei, em Patos, participaram na manhã desta quarta-feira, 04, de uma celebração eucarística alusiva aos 82 anos de fundação daquela instituição de ensino.

História:

Em 1934, Dom João da Mata Amaral, Bispo de Cajazeiras, visitando Patos, percebeu a necessidade de criar um colégio que oferecesse uma educação sólida e cristã ao público feminino, uma vez que o Diocesano (primeiro colégio de Patos) absorvia apenas o masculino. Em 25 de outubro de 1935, por ocasião da Festa de Cristo Rei, época das missões, Frei Damião abençoa a pedra fundamental do Colégio Cristo Rei, dando inicio a construção dessa maravilhosa obra educacional.

Estiveram presentes à cerimônia: Dom João da Mata, autoridades locais, representantes de todos os segmentos das sociedades e a superiora da Congregação das Filhas do Amor Divino, madre M. Kostka Bauer, que se encontrava no Brasil. Entre outras autoridades estavam, o deputado estadual, doutor Ernani Sátyro, um dos oradores; e o prefeito do município, doutor Clóvis Sátyro.

A responsabilidade da obra foi entregue ao então pároco da cidade, padre Fernando Gomes. Enquanto o prédio era construído, o Educandário Cristo Rei funcionou provisoriamente numa casa particular, na Rua Epitácio Pessoa, hoje agência do Banco do Brasil. As primeiras irmãs, Filhas do Amor Divino, chegaram a Patos em 17 de fevereiro de 1938, recebidas com grande festa. A irmã Anunciada Caldas foi a primeira diretora deste berço educacional. Em 04 de março de 1938, Patos recebia das mãos do padre Fernando Gomes, o Colégio Cristo Rei e, no ano seguinte, já gozava de ensino oficializado.

Hoje após 80 anos de história, Deus continua a abençoar a vida deste colégio, onde a cada ano encontram-se mais vivo, atuante e moderno, garboso de seu trabalho, atravessando décadas, introduzindo mudanças, adequando-se aos novos processos educacionais, sem precisar mudar na identidade.

O Colégio Cristo Rei trabalha, através de sua proposta pedagógica, a transformação que acredita acontecer na sociedade, porém de forma consciente, coerente com questões as quais envolvam direitos e deveres individuais e coletivos dentro de uma doutrina cristã que promova a libertação do homem levando-o a resgatar os seus valores. Este é o novo Colégio Cristo Rei, nobre, imbatível, tradicional e moderno, dirigido atualmente por irmã Aparecida Graciele, educadora dinâmica, contando com a melhor equipe de professores de Patos, excelentes condições para o trabalho pedagógico, melhor localização e estrutura física da cidade, oferecendo do maternal ao ensino médio educação de excelente qualidade, buscando unir em cada atitude o humano e o tecnológico, colocando-os a serviço da vida, mostrando que o saber fazer e o aprender se constituem no exemplo vivo de competência e compromisso. Glórias, vitórias e bênçãos fazem o tecido que envolve a sua história. Sua fachada, altaneira e bela, fala e expressa um misto de saudade, ternura e alegria, abraçando a quantos cruzam seus umbrais.

Alegria por ter vencido os anos, as crises e as intempéries, mantendo-se firme e inabalável nesses 80 anos de história! Saudade e ternura ao registrar tantas coisas belas, vivenciadas ao longo dos anos! Memórias guardadas em cada sala, em cada recanto!

Quem chega, sente-se envolvido e reportado a um passado que é sempre presente, no coração e na alma de todo aluno ou ex-aluno, o sempre aluno, comovido, às vezes, até às lágrimas ao rever a capela, o auditório, o jardim, a quadra de esportes, as salas de aula… ou qualquer pequeno espaço que os olhos da lembrança registraram, vivenciando mais uma vez tudo quanto o Colégio Cristo Rei imprimiu e moldou no seu caráter, na sua personalidade!

A diretora do Colégio, Irmã Aparecida Graciele transmitiu sua mensagem em vídeo:

 
Blog do Negreiros com informações e vídeo da Assessoria
Deixe seu comentário