Imagem: reprodução
Compartilhe!

A Paraíba descartou mais 24 casos do novo coronavírus (Covid-19), conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas no fim da noite desta quinta-feira (19). Com isso, até o momento, são 155 notificações registradas, 114 casos em investigação e até agora apenas um caso confirmado. O balanço tem os seguintes destaques:

  • Um caso confirmado
  • 114 casos suspeitos em investigação
  • 40 casos descartados

Os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde (MS). Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Paraíba registra 1º caso confirmado de coronavírus, diz secretaria

A Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES) confirmou na tarde desta quarta-feira (18) o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no estado. O caso foi registrado em João Pessoa. O paciente é um idoso de 60 anos.

O paciente tem histórico de viagem à Europa. Ele retornou ao Brasil no dia 29 de fevereiro. O homem foi atendido em uma unidade de saúde da rede particular, passou por isolamento domiciliar e está fora do período de contaminação da doença.

Laboratório da Paraíba é autorizado a realizar testes para coronavírus

O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) está autorizado a realizar os exames para o coronavírus, após um fase de qualificação e capacitação feita pelo Ministério da Saúde. Por enquanto, as coletas continuam sendo realizadas na Paraíba e encaminhadas para serem analisadas no Pará. No entanto, conforme Talita Tavares, gerente executiva de Vigilância em Saúde do Estado, o laboratório estadual já deve começar a funcionar no início do mês de abril.

Para que o Lacen Estadual passe a realizar os testes, duas fases já foram cumpridas. A capacitação e qualificação realizada como treinamento pelo Ministério da Saúde já foi cumprida. Além disso, a estrutura também já está devidamente autorizada. Agora, a Paraíba aguarda o recebimento do insumo para realização dos testes, o que deve acontecer até o fim do mês de março, de acordo com Talita Tavares.

G1 PB

Deixe seu comentário