Complexo Coremas-Mãe d'Água
Compartilhe!

O Rio Piancó continua com um bom volume de água, algo que vem beneficiando o principal manancial da Paraíba, o Açude de Coremas, e na manhã desde domingo, 29, ele pegou mais 28 centímetros d’água. Toda a recarga do manancial em 2020 é de 10,86 metros, o manancial está agora com 247.862.283 m³ d’água, segundo tabela da  Agência Nacional de Águas (ANA).

O Açude de Coremas, por exemplo, tem capacidade hídrica de mais de 744 milhões de metros cúbicos de água, e agora está com mais de 247 milhões, o que corresponde 33% de sua capacidade total; recebeu mais de 125 milhões de metros cúbicos, em 10 dias, no período de 18 de março a até 28, ou seja, dobrou seu volume hídrico.

Já o manancial de Mãe d’Água tem capacidade hídrica de 545 milhões de metros cúbicos, está agora com mais de 207 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a mais 38% de sua capacidade total. Os dados são da AESA, verificados neste sábado (28).

Ou seja, o Complexo Coremas/Mãe d’Água juntos tem reservado aproximadamente 455 milhões de metros cúbicos de água. Os mananciais são chamados de Complexo porque em um determinado ponto eles se encontram, formando um único reservatório, e quando estão totalmente cheios, se tornam uma das maiores represas do Nordeste, chegando a mais de um bilhão e duzentos milhões de metros cúbicos de água.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário