As autoridades de saúde de Nova York, nos Estados Unidos, informaram nesta terça-feira (14) que o número de mortos pelo novo coronavírus pela cidade passou de 10 mil.
Isso porque o governo local incluiu outras 3,7 mil mortes presumidamente causadas pela Covid-19, mas que nunca passaram por testes, informou Oxiris Barbot, comissário de Saúde da cidade.
Recentemente, autoridades da cidade reconheceram que as estatísticas embasadas em testes de laboratório não contemplavam o número de pessoas que morreram em casa, provavelmente pela Covid-19. Muitas sequer chegaram a procurar ajuda médica.
Com a atualização, a cidade de Nova York registra mais mortes por Covid-19 do que países inteiros: é o mais que o dobro dos óbitos confirmados no Irã e quase o triplo do total de vítimas da doença na China, justamente o país onde a pandemia do novo coronavírus começou.
Com isso, o número de mortos pelo novo coronavírus nos EUA se aproximou de 30 mil nesta terça-feira. A situação é mais critica justamente em Nova York, considerada o novo epicentro da Covid-19 no país.
Todos os estados norte-americanos registram mortes pelo novo coronavírus (veja no vídeo abaixo). Embora a curva de contágios tenha diminuído o ritmo em alguns estados — inclusive em Nova York, onde o governador declarou que o “pior já passou” — as medidas de restrição devem continuar nos próximos dias.