Compartilhe!

O último apenado que testou positivo para Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Presídio Romero Nóbrega de Patos, estava em cela comum junto com outros presos. Ao contrário dos três primeiros casos envolvendo dois apenados e um agente penitenciário que testaram positivo no final do mês de abril.

Os dois primeiros infectados trabalhavam na cozinha do Presídio e dormiam isolados na enfermaria da unidade e, portanto, a probabilidade de contágio era menor.

Neste último caso, o preso estaria dividindo cela com outros detentos. Ainda não se sabe como o preso foi infectado. Com isto, a preocupação aumentou.

A nossa reportagem recebeu a informação que 5 apenados aguardam testagem para Covid-19 para saber se foram também infectados. Provavelmente, ou tiveram contato com o novo caso confirmado ou dividiam espaço na cela com ele.

A confirmação de mais um caso na unidade veio pelo diretor da unidade prisional, Gilberto Rio Pereira, na noite desta terça-feira, dia 05.

Inicialmente, o detento foi atendido pela equipe de saúde do Romero Nóbrega e, logo em seguida, encaminhado para o Complexo Hospitalar Regional de Patos onde realizou teste rápido sendo diagnosticado positivo para o COVID – 19.

A equipe médica resolveu então transferi-lo para João Pessoa, apesar de ele não apresentar sintomas graves.

Gilberto Pereira relatou que a transferência se deu para que os protocolos usados nestes casos fossem seguidos.

Familiares de outros apenados continuam solicitando das autoridades judiciais para que conceda prisão domiciliar para apenados que estão no grupo de risco, tais como cardiopatas, diabéticos, idosos, dentre outros que tem doenças e problemas semelhantes.

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) já havia dias atrás, expedido uma recomendação à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para que sejam realizados testes do novo coronavírus nos detentos da Paraíba. A recomendação ocorreu logo após a confirmação de três casos de Covid-19 na Penitenciária Padrão Romero Nóbrega.

O diretor do Presídio Procurador Romero Nóbrega disse que o presídio passou por uma desinfecção e vai passar por outra.

A penitenciária tem mais de 300 apenados, todos do sexo masculino.

 

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

 

Deixe seu comentário