O avanço exacerbado da pandemia do coronavírus na cidade de Patos nos últimos dias, vem deixando autoridades em saúde bastante preocupadas com a situação. É o caso do médico e ex-secretário de Saúde de Patos, Umberto Joubert, que disse que este é o momento de tomar medidas mais enérgicas para conter o avanço da propagação do vírus que já infectou mais de 200 pessoas na cidade.
Joubert então propôs entre outras medidas, a criação de uma plataforma provocando interação de 10 médicos, ACS e mototaxistas, para prescrição de medicações para pacientes em uso contínuo (HÁS, DM, LES… ) com entrega domiciliar.
“É possível fazer o atendimento virtual para pacientes com doenças crônicas e troca de receitas, onde os ACS com prontuário, saberia a necessidade do paciente e medicações em uso, ficando os mototaxistas responsáveis pela entrega em domicílio, fazendo com que esses pacientes de risco, não saíssem de casa”, ressaltou o ex-secretário.
O médico também defende que seja introduzido precocemente, o uso de Azitromicina, Hidroxicloroquina e ivermectina, nas unidades âncoras e dispensação desses remédios no mesmo local.
Outra medida seria a contratação de 50 bombeiros civis para auxiliarem no trabalho de barreiras sanitárias e fiscalização do comércio, bem como para ver se estão cumprindo uso de máscara e álcool em gel para os clientes
“Essas ações imediatas que visam a vida, orientei o vereador Sales Junior a fazer um requerimento na Câmara de Vereadores, pedindo a implantação de imediato dessas 3 ações”, disse o médico.
O requerimento foi apresentado pelo parlamentar na última terça-feira.
Para joubet, é necessário que o município, entre outros órgãos, comece a tomar decisões mais efetivas que impeçam o avanço descontrolado do coronavírus, enquanto é tempo.
Vicente Conserva – Portal 40 Graus