Compartilhe!

A secretária de Saúde de Mãe d’Água, e enfermeira Sandra de Lourdes Serrano Paiva Teixeira, confirmou no início da tarde desta quarta-feira, 20, o registro dos primeiros dois casos de COVID-19 no município. A confirmação da doença respiratória causada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) nos pacientes suspeitos foi confirmada a partir da realização dos testes rápidos no próprio município.

20 de maio 1A informação foi repassada através da participação da gestora em um programa transmitido ao vivo através das mídias sociais e da Rádio Comunitária Jabre FM, que opera em fase experimental através de aplicativo e em breve terá seu sinal liberado na cidade.

As informações repassadas de maneira parcial pela secretária, foram divulgadas de forma oficial através do Boletim Epidemiológico publicado diariamente, às 17h, nas páginas oficiais da Prefeitura de Mãe d’Água no Instagram e no Facebook.

Sandra de Lourdes repassou informações mais precisas sobre os testes onde, de acordo com ela, foram realizados os testes em sete dos oito pacientes que apresentaram sintomas e destes, dois (02) testaram positivo para a Covid-19 e outros cinco (05) foram descartados.

“Nós recebemos as informações vindas de nossas Unidades de Saúde, provenientes de atendimentos realizados pelos médicos da Estratégia de Saúde da Família e que, diante da suspeita nos sintomas, entenderam como melhor conduta o encaminhamento para realização dos testes rápidos, uma vez que o município dispõe dos kits e podemos realizar aqui mesmo os testes. Feita uma reavaliação dos casos, remarcarmos para hoje a realização dos testes em todos os pacientes suspeitos e, sete deles se submeteram ao exame pela manhã, já nos dando a possibilidade de fazermos o anuncio e repassar as informações em tempo real a população”, comentou Sandra de Lourdes.

Ainda segundo a gestora, os pacientes que testaram positivo não apresentaram sintomas mais graves, sendo classificados como assintomáticos, assim sendo feitas as devidas recomendações aos mesmos, para que cumpram com a quarentena, em isolamento absoluto e que todos os parentes e pessoas mais próximas também adotem as mesmas medidas.

Sandra de Lourdes ainda reforçou junto aos munícipes a necessidade de que se mantenham em suas casas e que sigam todas as recomendações repassadas pela Secretaria de Saúde, bem como as que estão publicadas nos Decretos Municipal e Estadual, os quais determinam o isolamento social para barreira principal para evitar a proliferação do Coronavírus, o uso obrigatório de máscaras ao sair de casa, independente de qual local se dirige e a manutenção das recomendações de higiene das mãos e demais cuidados com os ambientes de trabalho e residência.

SUSPEITA DE DENGUE

Com relação aos dois pacientes que apresentaram os sintomas suspeitos para Dengue, estes também foram submetidos ao teste rápido nesta quarta-feira, e os mesmos apresentando resultado negativo para a Dengue.

Aproveitando o momento e estas suspeitas, a Secretaria de Saúde também recomenda a população que observem os reservatórios de água e locais onde o mosquito Aedes Aegypt possa se alojar e se reproduzir, evitando, desta forma, o surgimento de casos.

Endereços das páginas oficiais nas mídias sociais

facebook.com/maedaguapb

instagram.com@prefeitura.maedaguaoficial

Cledilma Cordeiro – Ascom|Prefeitura de Mãe d’Água

Deixe seu comentário