Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde de Matureia, na Região Metropolitana de Patos, está regularmente divulgando o trabalho de combate ao novo coronavírus (Covid-19) e boletins epidemiológicos sobre os casos confirmados, de monitoramento e investigação no município.

O último boletim epidemiológico publicado na segunda-feira (08) mostrou número satisfatório de pacientes curados da Covid-19 em Matureia. Dos 11 casos confirmados, 6 já foram curados por meio de tratamento realizado pela equipe de saúde do município.

O tratamento das pessoas que são diagnosticadas com a Covid-19 acontece por meio de um trabalho estratégico desenvolvido pela equipe médica de Matureia.

“Os pacientes suspeitos para Covid-19 são atendidos em ambientes arejados, para atender os pacientes de forma selecionada como também para diminuir o risco de transmissão para a equipe e população, além de todos os cuidados necessários que são adotados. É realizado a triagem e em seguida a consulta médica, os sintomas são identificados e se necessário aquele paciente primeiramente é diagnosticado como caso suspeito e notificado. Em relação ao tratamento, ele varia de acordo com a sintomalogia, variando de antibióticos quando necessário as medicações sintomáticas como analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos”, explica a equipe médica de Matureia, Dra. Bárbara Bernadete, Dra. Sibele Vieira e Dra. Isabelle Balduino.

“Além disso todos os pacientes são orientados sobre os sinais de alarme e para retornar ao serviço ou ligar para o serviço de urgência para ser reavaliado. É alertado também sobre a importância do isolamento social e domiciliar. Os pacientes também ficam sob monitoramento de toda a equipe epidemiológica. O paciente notificado por volta do 12º dia do início dos sintomas é convocado para a realização do teste, após 15 dias do início dos sintomas o paciente é reavaliado pelo médico para a partir daí se já se encontrar-se assintomático refazer o teste para saber se já está curado da doença e receber alta”, concluiu a equipe.

De acordo com o último boletim epidemiológico, 35 casos já foram descartados no município e 9 casos são considerados suspeitos, os quais são acompanhados pelas equipes de saúde.

Assessoria

Deixe seu comentário