Compartilhe!

A cearense Francisca Celsa dos Santos, de 115 anos, foi validada pelo Gerontology Research Group (GRG) – ou Grupo de Pesquisa em Gerontologia -, como uma das pessoas mais velhas do mundo. A validação foi concluída nesta sexta-feira (10) e, com isso, ela é considerada a pessoa mais idosa do Brasil e a terceira do planeta.

idosa 1
Cearense é a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do mundo — Foto: Arquivo Pessoal

O GRG trabalha desde o início da década de 1990 com a longevidade humana e é uma das entidades indicadas pelo Livro Guinness de Recordes para validar idades.

Moradora de Messejana, dona Francisca pode se tornar ainda a pessoa viva mais velha do mundo, título que, atualmente, pertence à japonesa Kane Tanaka, com 116 anos e 320 dias.

Para a neta de dona Francisca, Fernanda Aliny Barrozo, o reconhecimento é motivo de orgulho para a família. “Eu sou muito orgulhosa de ter uma parente tão próxima com tanta vida, que viveu bem. Minha avó tem uma família que a ama muito, e a gente também foi muito amado”, conta.

O processo para a validação pelo GRG iniciou em abril deste ano, mesmo em meio à pandemia da Covid-19. Fernanda relembra a dificuldade de conseguir os documentos necessários. “Nessa época da pandemia foi bem complicado, porque a família é de Pacajus. Conseguimos por um primo que pediu a uma moça que trabalha no cartório de lá”, conta.

Rotina

Apesar de não ser cuidadora direta de dona Francisca, Fernanda garante que tem bastante convivência com a avó. “É uma benção para nós netos ainda termos ela. Nós a tratamos como um bebê, é a mascote da família”, brinca.

Pela avançada idade, Francisca já não tem mais tanta mobilidade e depende de cadeira de rodas para se locomover. A alimentação da cearense também foi afetada e, hoje, é feita à base de leite e suplementações.

Mesmo com as limitações, ela ainda demonstra lucidez. No aniversário de 115 anos, dona Francisca cantou ‘parabéns’ para si mesma. Veja matéria completa no G1 CE.

G1 CE

Deixe seu comentário