Compartilhe!

Pensando em proporcionar mais conforto e prevenção para profissionais de saúde e população, além de facilitar o acesso e dar mais fluidez aos testes rápidos para o Covid-19, a Prefeitura de Patos e Secretaria de Saúde inauguraram na manhã desta sexta-feira (10), o novo centro de testagem para Covid-19, que passa a funcionar a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de julho, no prédio ao lado do Laboratório Municipal, no bairro Belo Horizonte.

O centro de testagem atenderá pacientes da demanda reprimida, que foram devidamente agendados antes da disponibilidade dos testes rápidos nas unidades âncoras, que atendem prioritariamente pacientes com sintomas leves da doença.

A secretária de saúde do município, Francisca Lavor Furtado, participou da inauguração e ressaltou que o centro de testagem foi aberto no espaço que pertence ao laboratório municipal, que inclusive já estava reformado, mas não tinha sido inaugurado.

Ela explicou que o local possui espaço amplo, suficiente para manter o distanciamento de segurança entre os pacientes. Francisca Lavor também disse que além da UPA e unidades de saúde âncoras, que já estão realizando o teste, o município está planejando a abertura de mais um local para realizar testes rápidos.

Sobre a continuidade dos casos positivos para o Covid-19, detectados diariamente por meios dos testes rápidos, seja na população ou nos profissionais de saúde e da segurança, a secretária considerou que o número de pacientes recuperados já começa a ser ampliado a cada dia, mostrando que está havendo um bom acompanhamento desses.

Samara Marques, gerente da Vigilância em Saúde do município, contou que os pacientes com testes rápidos em atraso serão todas testadas neste novo centro, para que tenham a confirmação do contato com o vírus.

Isolamento social, uso de máscara e as medidas de higiene nas mãos e objetos, continuam como medidas importantes para diminuir o contágio crescente, como destacou Samara Marques.

Ainda sobre os números de casos detectados, que nesta sexta-feira, dia 10, somam 2.078, a gerente da Vigilância em Saúde comentou que os casos ainda estão sendo detectados na mesma média de semanas atrás, mas que vez por outra ocorrem variações para mais ou pra menos.

Além da secretária de Saúde, Francisca Lavor Furtado, da gerente da Vigilância em Saúde, Samara Marques, e do chefe de gabinete, Paulo Cesar Dias, que representou o prefeito interino Ivanes Lacerda, ainda estavam presentes algumas coordenações dos serviços de saúde do município.

Fala de Francisca Lavor Furtado – secretária de Saúde (Centro de testagem para Covid-19):

Fala de Samara Marques – gerente da Vigilância em Saúde (Centro de testagem para Covid-19):

Coordecom – Hélio Barbosa

Deixe seu comentário