Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, realizaram em parceria com o governo do estado, de março até agosto (dia 21), o total de 10.497 testes rápidos para detecção da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desse total, 3.964 – acusaram positivo, e 6.515 – negativo.

Os testes rápidos IGG e IGM são disponibilizados na UPA 24 horas, nas unidades âncoras para Covid-19, e ainda no Centro de Testagem, vizinho ao laboratório municipal.

A UPA 24 horas realiza testes rápidos e ainda o sorológico e swab, para pacientes internos ou encaminhados pelo médico plantonista.

As unidades de saúde que funcionam como âncoras realizam os testes rápidos nos pacientes avaliados pelo médico, caso haja necessidade.

O Centro de testagem para Covid-19 prioriza a testagem nos pacientes da demanda reprimida, ou seja, aqueles que já aguardam há mais tempo.

Vale ressaltar que os testes rápidos também estão sendo ofertados durante as ações descentralizadas que acontecem nos bairros mais populosos, e com mais casos confirmados para o novo coronavírus. A demanda tem sido espontânea e com prioridade para aquelas pessoas que fazem parte dos grupos de risco.

De acordo com Laerth Júnior, gerente da Vigilância em Saúde, o município está aguardando a entrega de novos testes rápidos adquiridos recentemente, para dar continuidade à testagem nos bairros.

OBS:

Sorologia: O exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas.

Swab: O exame utiliza um cotonete para colher pelas narinas o material a ser analisado. É recomendado entre o 3.º  e 7.º  dia de sintomas, quando a carga viral é maior, podendo ser coletado até o 10.º  dia.

Testes rápidos IGG e IGM: Recomenda-se a partir do 8.º  dia do início dos sintomas. Coleta uma gota de sangue para detectar no corpo do indivíduo a presença de anticorpos contra Covid-19.

IGG – Atua na fase mais tardia da infecção. Atesta se o paciente está recuperado.

IGM – Indica infecção na fase ativa. Detecta se existe o risco de transmissão.

Boletim Epidemiológico:

Para compor os dados divulgados de segunda a sexta no boletim epidemiológico de Patos, a Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica recebem dados fornecidos pelo Hospital Regional de Patos e demais hospitais da cidade, centro de testagem, UPA, unidades âncoras e laboratórios particulares.

De acordo com o último boletim de ontem, dia 26 de agosto, o total de pacientes com Covid-19 , somou 3.861, e pacientes recuperados 2.685.

O gerente da Vigilância em Saúde, Laerth Júnior, confirmou que a gestão municipal está empenhada para detectar cada vez mais os pacientes recuperados, e que os testes realizados de forma descentralizada estão dando uma boa resposta neste sentido.

Fala de Laerth Júnior – Gerente de Vigilância em Saúde (Testagens para Covid-19):

Coordecom

Deixe seu comentário