Compartilhe!

Em plena pandemia da Covid-19, muitas áreas tiveram que se adaptar a essa nova realidade. A educação foi uma delas, quem tem condição de ter um notebook ou um celular moderno e tenha acesso à internet se vira de boa nas aulas virtuais. No entanto, para muitos a realidade ainda é dura e crua. Mas para quem quer vencer, os obstáculos servem apenas como trampolim e motivação para dar a volta por cima.

O pequeno e inteligente Richard Rafael Sirino Lopes, de 11 anos de idade, que mora no município de Cacimba de Areia, Região Metropolitana de Patos, estudante do 6º ano na Escola Municipal Dona Capitulina Sátiro, com sua criatividade, simplicidade e garra, deu uma aula de história sobre o Ciro, o Grande Rei da Persa.

Entretanto, quem é grande nesse contexto é o menino Richard, o ‘Grande’, que não se deixou abater porque não tinha as  condições ideias de estudar em casa, improvisou e mostrou que a vontade de vencer é sempre maior do que qualquer obstáculo que a vida nos impõe.

A professora de Richard, Edinalba Brito, contou ao Blog do Jordan Bezerra com emoção essa lição de vida, que apesar das inúmeras adversidades, o menino deu um ‘show’ de superação.

“Ele é um menino que sua família é pobre, mas o Richard é muito inteligente. Fez o trabalho direto do terreiro de sua casa, como ele mesmo me disse e ficou um show, fiquei muito emocionada e orgulhosa da sua luta e da sua superação. Richard é um exemplo para muitos estudantes do Brasil”, contou a professora emocionada.

Richard abre o seu vídeo trazendo uma breve explicação da história de Ciro, conhecido rei da Persa, que se destacou pela forma de vencer os inimigos.

“Hoje eu vou falar um pouco da história de Ciro, “o Grande”, e sobre a Persa. Ele foi um rei muito importante por conta da forma como ele destruiu os seus inimigos. Ele transformava os seus inimigos em amigos, e dessa forma se tronou um grande rei”, explicou o pequeno Richard.

São exemplos como o do ‘valente’ menino Richard, que tem nome de artista americano, que deve sempre inspirar muita gente e também fazer pensar para aqueles que muito em casa, mas mesmo assim vivem reclamando da vida sem motivo. Como diz o poeta Raul Seixas: “muitos reclamam se o açúcar demora”.

Interessante refletirmos que o Brasil ainda tem jeito, e o caminho mais curto para vitória é da nossa gente é por meio da educação.

Parabéns Richard!

Veja o vídeo:

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário