Doadores de sangue devem fazer teste para Covid-19 — Foto: Maurício Bazílio/divulgação
Compartilhe!

O Hemonúcleo de Patos recebeu até a última sexta-feira, 25, apenas 322 doações de sangue para garantir a manutenção dos estoques da região.

A baixa procura por doações vem caindo por conta da pandemia da Covid-19, resultando em uma redução de 30% no último trimestre, em meio ao aumento da demanda que vem sendo registrada nos hospitais de Patos e da região. O quantitativo chega a 1.049, média de 350 por mês, para uma meta de 500 doações diárias.

A redução do número de doações de sangue nos últimos meses, vem preocupando os profissionais de saúde por conta do aumento no número de procedimentos registrados após o Plano Novo Normal do Governo da Paraíba.

As doações de sangue podem ser feitas na sede do Hemonúcleo de Patos, localizado a Rua 5 de agosto, bairro Belo Horizonte. São utilizadas para abastecer as necessidades existentes nas casas de saúde da cidade, a exemplo do Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduy Carneiro, Hospital São Francisco, Maternidade Dr. Peregrino Filho, além do Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro, na cidade de Santa Luzia.

Para ser doador de sangue, é necessário ter a partir de 18 anos, apresentar documento original com foto, estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas horas.

Os menores de 16 anos também podem doar sangue, desde que atendam aos critérios de saúde necessários, e tenham a autorização dos pais ou responsáveis.

Em função da pandemia da Covid-19, estão sendo tomadas todas as medidas de prevenção contra o coronavírus, mediante uso de equipamentos de proteção individual e higienização dos ambientes, para manter o serviço funcionando com segurança aos profissionais e pacientes doadores de sangue.

As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O telefone para contato é o (83) 3423-2180.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário