Compartilhe!

5f751270dfbc3 WhatsApp Image 2020 09 30 at 16.48.32 1O Pronto Atendimento Maria Marques (PA Maria Marques), localizado no bairro Jatobá, zona sul de Patos, agora conta com apoio de uma ambulância para transferência dos pacientes que necessitam de transferência para outros centros de saúde, seja para tratar de sintomas da Covid-19, ou para realizar procedimentos como troca de sonda, raio-x, eletro, dentre outros.

A informação é do secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), que ressaltou: “É uma melhoria grande para o Jatobá, Alto da Tubiba, Mutirão e Conjunto dos Sapateiros. A gente diz isso porque o PA Maria Marques desafoga as demandas que poderiam congestionar a UPA ou o Hospital Regional. Porém, nós tínhamos um déficit grande, pois caso um paciente viesse necessitar, teríamos que apelar exclusivamente para o SAMU, mesmo para situações simples”, comentou.

Ainda segundo o secretário Zeca, com a ambulância dando apoio ao PA Maria Marques, a própria equipe de plantão pode descolar o paciente para outro serviço mais especializado.

O PA Maria Marques funciona na rua Manoel Mota, vizinho ao CSU, de domingo a domingo, das 19h às 06h, com atendimento médico, de enfermagem e de odontologia.

Tem prioridade no atendimento, sintomas como vômito, diarreia, alergias, dores lombares, dores na coluna, extração de dente, glicemia alta, pressão alta, dentre outros.

O PA Maria Marques ainda conta com o suporte de exames laboratoriais, ofertados no prédio em anexo, como extensão do Laboratório Municipal de Patos. Também dispõe de farmácia básica para dispensação de medicamentos.

Não atende:

Sintomas com suspeita de Covid-19 não são de competência do PA Maria Marques. Portanto, pacientes com sintomas leves devem receber atendimento no Centro de Apoio ao Covid, no bairro Belo Horizonte, vizinho ao Laboratório Municipal. Enquanto que pacientes com sintomas respiratórios e graves, devem buscar atendimento na UPA do Campo da Liga.

Fala de Zeca – Secretário de Saúde (ambulância para o PA Maria Marques):

Coordecom

Deixe seu comentário