Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou, nesta terça-feira, dia 29, a programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio.

O evento desta terça foi realizado pela Equipe da residência multiprofissional do UNIFIP, internato do curso de Medicina – UNiFIP e equipe de saúde da família das UBS’s Enaldo Torres e  Solon Medeiros.

Ao longo do mês aconteceram várias atividades alusivas à campanha do Setembro Amarelo, sempre com o viés de valorização da vida e prevenção ao suicídio, como rodas de conversa, palestras, pit stop para divulgação de panfletos e mensagens de motivação. Durante o mês, foram divulgados serviços de saúde mental que funcionam na cidade, a exemplo dos CAPS.

Marcos Soares, Preceptor da Residência Multiprofissional do UNIFIP, destacou o objetivo de poder interagir com os profissionais das unidades de saúde para que esses identifiquem os sofrimentos mentais.

“Nossa ação de hoje foi alusiva ao Setembro Amarelo onde nós falamos sobre as circunstâncias de Burnout e o processo de adoecimento que ele causa dando origem, muitas vezes, da ideia suicida. A proposta de nossa ação foi interagir com os membros das duas unidades de saúde Enaldo Torres e Solon Medeiros no intuito de orientar a equipe para saber identificar esses sofrimentos mentais, não só no Setembro Amarelo, mas no ano inteiro”.

Para Marcos, essas ações buscam a identificação e prevenção de casos de adoecimento mental no decorrer do ano, com a culminância no Setembro Amarelo.

Fala de Marcos Soares – Preceptor da Residência Multiprofissional do UNIFIP:

Coordecom

Deixe seu comentário