Donald Trump
Compartilhe!

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na madrugada desta sexta-feira (2) que ele e a primeira-dama, Melania, tiveram diagnóstico positivo para o coronavírus e entraram em um período de isolamento.

A assessora Hope Hicks, de 31 anos, esteve a bordo do avião presidencial com Trump na última terça-feira (29), para acompanhar a ida do presidente a Cleveland, onde ele participou do primeiro debate eleitoral com o candidato do Partido Democrata, Joe Biden.

Hope também viajou com o presidente na quarta (30), para um comício em Minnesota.

Na quinta-feira (1), Trump viajou a Nova Jersey, onde ele participou de um evento para levantar recursos para campanha em um de seus clubes de golfe. Lá, ele esteve em contato com dúzias de pessoas. De acordo com o jornal “The Washington Post”, ele não usou uma máscara no dia, nem mesmo nos eventos no clube de golfe ou no avião.

Por conta do caso da assessora, Trump e Melania já haviam entrado em quarentena há algumas horas. “Hope Hicks, que tem trabalhado tanto sem fazer uma pequena pausa, acabou de testar positivo para Covid-19. Terrível! Enquanto isso, começaremos nosso processo de quarentena!”, escreveu o presidente americano.

O porta-voz da Casa Branca Judd Deere declarou apenas que Trump “leva muito a sério sua saúde, bem como a de todos que trabalham para ele”.

O médico da Casa Branca, Sean Conley, informou que Trump “está bem” e “cumprirá suas funções sem interrupções”. Ele não especificou quantos dias o casal ficará em quarentena. Médicos e especialistas indicam ao menos 14 dias de isolamento.

Uma viagem à Flórida marcada para esta sexta, como parte da campanha de Trump à reeleição, foi cancelada.

Primeira-dama

A primeira-dama Melania se manifestou sobre o diagnóstico em uma rede social. Ela pediu aos americanos para ficarem seguros.

Durante o primeiro debate da corrida à Casa Branca, Trump, que busca reeleição, e Biden discutiram a pandemia no EUA. Trump insistiu na ideia de que a imprensa quer prejudicá-lo com uma imagem negativa, embora, segundo ele, até mesmo governadores democratas elogiem suas iniciativas no combate à pandemia. Biden deu risada da afirmação.

Trump acusou Biden de querer manter os EUA fechados e disse que isso iria destruir o país. O democrata afirmou que era a favor de manter medidas de segurança necessárias para evitar o aumento do número de casos e mortes.

O presidente chegou a ironizar o uso de máscaras, dizendo que muitos especialistas não recomendam a prática:

“Eu não uso uma máscara como (Biden), toda vez que você o vê, ele tem uma máscara. Ele pode estar falando a 60 metros de distância e aparece com a maior máscara que eu já vi”, disse Trump.

Trump contraiu o vírus a uma mês da eleição presidencial nos EUA, marcada para o dia 3 de novembro. Em isolamento, ele não poderá fazer campanha presencial.

G1

Deixe seu comentário