Quatro hospitais públicos da Grande João Pessoa estão com mais de 70% dos leitos de UTI ocupados, diz CRM — Foto: divulgação/SES
Compartilhe!

Três hospitais de João Pessoa que fazem o atendimento de pacientes adultos com a Covid-19 em João Pessoa estão com uma ocupação de 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI): o Complexo Hospitalar Clementino Fraga; o Hospital Universitário Lauro Wanderley; e o Memorial São Francisco. As informações são de um levantamento feito pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), de 13 a 18 de novembro.

Ao todo, quatro hospitais públicos referência no tratamento da Covid-19 na Grande João Pessoa e outros três hospitais privados estão com a ocupação de leitos de UTI superior a 70%, segundo o CRM.

Entretanto, segundo nota da Prefeitura de João Pessoa, o índice de ocupação dos leitos de enfermaria destinados ao tratamento de Covid-19 nos hospitais municipais é de 29,6%. Em relação às taxas de ocupação dos leitos de UTI, o índice é 47,1%.

O levantamento foi solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Conforme o relatório do CRM-PB, o Complexo Hospitalar Clementino Fraga estava com 100% de ocupação dos leitos de UTI; o Hospital Universitário Lauro Wanderley com 100%; o Prontovida com 81%; e o Hospital Metropolitano com 70%. Apenas o Hospital Santa Isabel tinha ocupação de 11%. A Maternidade Frei Damião, exclusiva para gestantes com Covid, estava com a ocupação de 41% e o Hospital do Valentina, exclusivo para crianças, estava com a ocupação de 60% nos leitos de UTI.

Segundo a prefeitura, no Hospital Santa Isabel os leitos de enfermaria estão todos disponíveis, enquanto a ocupação é de 34,2% nos leitos de UTI. Já o Prontovida está com 35% de ocupação dos leitos de enfermaria e 37,5% dos leitos de UTI.

Ainda em João Pessoa, conforme o CRM-PB, dos quatro hospitais privados da capital com leitos de UTI para pacientes adultos, três estavam com ocupação superior a 70%: Unimed (76%), Nossa Senhora das Neves (70%) e Memorial São Francisco (100%). Só o Hospital João Paulo II, que conta com apenas um leito de UTI, estava sem ocupação no momento da vistoria do CRM-PB.

Já em Campina Grande, as taxas de ocupação dos leitos de UTI Covid estão menores que em João Pessoa. Foram vistoriados cinco hospitais públicos no mesmo período, que apresentaram as seguintes percentagens de ocupação desses leitos: Hospital das Clínicas com 56%; Hospital Dom Pedro I com 33%; Instituto de Saúde Elpídio Almeida (Isea) com 29%; Hospital João XXIII com 14%; e Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga, com 0%. Na rede privada foram constatadas estas taxas de ocupação de UTI: Santa Clara 10%; e Antônio Targino 50%.

Números de leitos divergem

Conforme levantado pelo CRM-PB, há 314 leitos de enfermaria e 170 leitos UTIs nos hospitais referência para o tratamento da Covid-19 nas cidades de João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande. Já segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) atualizados nesta sexta-feira (20), há 494 leitos de enfermaria e 267 leitos de UTI.

De acordo com o CRM, os números são a soma dos leitos instalados nos seguintes hospitais: Hospital Clementino Fraga, Hospital Municipal Valentina, Hospital Santa Isabel, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Prontovida, Maternidade Frei Damião, Hospital Metropolitano (Santa Rita), Hospital de Clínicas de Campina Grande (CG), Hospital de Trauma Dom Luis Gonzaga Fernandes (CG), Hospital Pedro I (CG), ISEA (CG) e João XXIII (CG).

A SES explicou que os números divergem porque a secretaria estadual também contabiliza os hospitais do Sertão do estado. E acrescentou que o hospital João XXIII não integra o plano de contingência do estado.

G1 PB

Deixe seu comentário