Compartilhe!
WhatsApp Image 2020 12 09 at 08.47.25 1
Bosco Valadares, presidente do SINDACSE

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias de Patos e Região (SINDACSE), na pessoa do presidente Bosco Valadares, juntamente com a Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), na pessoa da presidente Ilda Angélica, cumpriram agenda esta semana, em Brasília, culminando com as vitórias, tanto do reajuste do piso nacional salarial para os ACSs e ACEs a partir de janeiro de 2021, elevando esse valor de R$ 1.400,00 para R$ 1.550,00, bem como ascensão profissional, através da formação técnica para as duas categorias.

Bosco destacou que a luta vinha sendo travada há muito tempo, visando melhores condições para ambas as categorias “Um trabalho que vinha há muito tempo. Graças a Deus finalizamos 2020, um ano complicado, conturbado, com pandemia, com o país vivendo um momento sócio-politico-econômico difícil, mas foi uma luta da CONACS, do SINDACSE, sentando, conversando, dialogando com o governo, buscando a melhoria para essas categorias, dentro de uma perspectiva de melhores ações e serviços prestados por estes profissionais para a população, que nós conseguimos dialogar e avançar para garantir avanço aos ACSs e ACEs. Avanço no tocante ao salário e ascensão profissional com a capacitação técnica”,

Bosco ainda enfatizou que o foco no momento é para que PEC 22 seja aprovada no Congresso Nacional. Segundo ele, essa PEC define de vez a questão da luta dos reajustes salariais dos ACSs e ACEs. “O CONACS termina o ano cumprindo com o seu planejamento de ações voltada para a garantia de direitos das duas categorias e avança cada vez mais porque a luta agora é a PEC 22, já que o governo quer me dar um nível técnico ele tem que também elevar esse salário e isso nós conseguimos aprovando a PEC, 22 que está no Congresso Nacional para se votada. A PEC 22 define de vez a questão da luta dos reajustes salariais de ambas as categorias. Foi um ano importante e a luta vitoriosa encampada pela CONACS e o SINDACSE”, finalizou.

Veja a portaria publicada pela Diário Oficial da União nesta terça-feira, 07/12, que fixa o valor do incentivo financeiro federal de custeio referente aos Agentes Comunitários de Saúde.

WhatsApp Image 2020 12 09 at 08.47.25

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

Deixe seu comentário