Compartilhe!

A Prefeitura de Patos e Secretaria Municipal de Saúde estão dando continuidade à campanha “Dezembro Vermelho” que visa estimular a busca por testes rápidos de diagnóstico do HIV/AIDS, bem como de outras infecções sexualmente transmissíveis.

Apesar da pandemia de COVID-19, as ações de prevenção e controle continuam sendo realizadas no Centro de Testagem e Acompanhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE de Patos/PB).

De acordo com o coordenador do CTA/SAE, Cosme Medeiros, o serviço oferta a testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites B e C, e ainda o PPD, que é ?o exame de triagem padrão para identificar a presença de infecção pela Mycobacterium tuberculosis e, assim, auxiliar o diagnóstico da tuberculose.

Ainda segundo Cosme, também é disponibilizado o tratamento para todas as pessoas com diagnóstico positivo, sobretudo do HIV, além de outras estratégias de prevenção asseguradas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Ainda dentro dessa estratégia, vale salientar que o serviço dispõe de uma equipe multiprofissional para dar assistência aos pacientes referenciados. O acesso ao serviço é por meio de demanda espontânea ou por indicação dos serviços de saúde do município.

O coordenador também destacou que entre as ações da campanha Dezembro Vermelho, está a oferta de itens para prevenção, como preservativos, gel lubrificante e outros métodos de prevenção, distribuídos gratuitamente.

O CTA/SAE fica aberto ao público de segunda a sexta, das 07h às 13h, na rua Alto Casteliano, número 1352, bairro Jardim Guanabara, em Patos/PB. Contato: (83) 99964-1269.

 

Coordecom

Deixe seu comentário