Médico brasileiro radicado em Londres, Ricardo Petraco recebeu a primeira dose da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 nesta terça-feira (22).
Ele relata que sentiu-se bem e não teve efeitos colaterais, exceto dor ao toque na área do braço. “Nada diferente das outras vacinas contra gripe”, afirmou.
Ele trabalha na NHS, o serviço de saúde pública britânico, e também aplicará as vacinas na população, a primeira do mundo a ser imunizada contra a doença. Na terça, ele vacinou cerca de 40 pessoas.
A segunda dose deve ser realizada em 21 dias.
Em postagem nas redes sociais, Ricardo escreveu: “Centenas de vacinados hoje e os efeitos colaterais relatados são: alegria, euforia, gratidão”.
O médico ainda comentou que foi vacinado no St. Mary Hospital, onde a penicilina foi descoberta. “Ares de história sendo escrita”, observou.
Ricardo é cardiologista e atende no Hammersmith Hospital. No início do mês, falou ao G1 sobre a expectativa da imunização. “É a possibilidade de salvar a população e voltar a uma normalidade”, disse Ricardo. O médico é natural de Porto Alegre e mora em Londres desde 2005.
O Reino Unido iniciou a vacinação no último dia 8.
Segundo monitoramento da Universidade de Oxford, além do Reino Unido, China, Rússia, Estados Unidos, Canadá e Israel já iniciaram as imunizações, com vacinas aprovadas para uso emergencial ou definitivo.