Compartilhe!

A Paraíba deverá receber 400 mil doses de vacina contra o novo coromavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde. A chegada da vacina ao estado deve acontecer no dia 21 de janeiro.

O primeiro lote será de doses já aprovada pela Anvisa, a Astrazeneca, produzida pelo laboratório britânico, além de outras duas, a Pfizer e Coronavac, que também devem fazer parte do Plano de Vacinação do estado.

De acordo como ele, o Plano de Vacinação da Paraíba já conta com 320 mil seringas, e a aquisição de três milhões está em andamento, por meio de um processo licitatório.

Na semana anterior, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedeu a certificação de boas práticas de fabricação à WuXi Biologics, responsável pela fabricação do insumo farmacêutico ativo biológico da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz, ao qual o Ministério da Saúde tem parceria.

Os grupos prioritários como profissionais da saúde, idosos, indígenas, pessoas com comorbidades, professores, profissionais de forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional, devem ser os primeiros a serem imunizados, para só depois iniciar o procedimento com as demais pessoas.

De acordo com o Ministério da Saúde, 49,6 milhões de pessoas serão vacinadas nas três primeiras etapas do plano, que deve ser concluído em 16 meses – quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar a “população em geral”.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário