Patos (Imagem: Júnior Macena/TV Contexto)
Compartilhe!

Desde o registro do primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus em Patos, quase oito mil pessoas já foram acometidas pelo vírus causador da Covid-19, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

No entanto, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, os maiores infectados são os jovens abaixo dos 30 anos e do sexo feminino.

Do início da pandemia até o primeiro final de semana de 2021, foram 4.236 mulheres infectadas contra 3.406 homens. Quando observadas as faixas etárias, os jovens com até 30 anos de idade lideram a lista de contagiados com 2.068 infectados. Logo em seguida aparecem os que estão na faixa dos 31 aos 40 anos, com 1.862 infectados. Adultos entre os 41 e 50 anos, infectados, já somam 1.393.

O bairro Monte Castelo, na zona sul de Patos, tem atualmente, 465 casos de Covid-19, segundo a prefeitura. É lá que mora a jovem Cidelina Rafaela Mota, de 23 anos. Em novembro do ano passado, ela saiu para um restaurante-bar da cidade com amigos e retirou a máscara para se alimentar e beber. O problema é que, durante as mais de 4 horas que permaneceu no local, com música ao vivo, ela não colocou a máscara em nenhum momento. Ela conta que após oito dias, começou a sentir febre, ânsia de vômito e dores de cabeça. Estava com coronavírus.

“Eu passei dois dias sentindo esses sintomas e fui tomando analgésicos que faziam um efeito na hora, mas, depois, tudo voltada. Quando foi no décimo dia após a minha saída, eu comecei a imaginar que pudesse ser Covid. Fui até o centro Covid e fiz a avaliação e o teste. Foi quando descobri que estava com Covid-19. Eu moro com duas amigas e elas também fizeram o teste. Para uma, deu negativo, e para outra, positivo, mas ela estava assintomática. Elas também saíram comigo para beber”, relatou.

Os menos afetados são os mais idosos, mas, ainda assim, com número de infectados bastante expressivo: 259 idosos com mais de 80 anos.

Portal TV Sol

Deixe seu comentário