Compartilhe!

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã desta quarta-feira (20), no manancial Capoeira, em Santa Terezinha, que abastece as cidade de Patos, São José do Bonfim e Santa Terezinha  para verificar uma denúncia de que as comportas do reservatório estariam abertas desnecessariamente, segundo a população local. De fato, a comporta estava aberta (formando um verdadeiro riacho) no momento em que a reportagem chegou ao local.

Em 2020, no final do inverno o manancial atingiu a marca de 78% de sua capacidade hídrica, o que realmente torna desnecessário abrir às comportas, pois, Santa Terezinha e a região choveu uma média superior aos 1000 milímetros, o que significa que os açudes, riachos e reservatórios estão quase todos cheios e o nível de água reduziu pouco.

Segundo o site da AESA, em setembro de 2020, quando abriram às comportas, o manancial estava com quase 70% que corresponde 37.3 milhões m³, atualmente o Açude do Cego está com apenas 57,06%, ou seja, um volume hídrico de 30,4 m³.

A população de Santa Terezinha tem relato que em 20 de setembro de 2020, às comportas já estavam abertas, portanto há mais de 120 dias. Conforme a reportagem verificou in loco que de fato é um grande volume que está d’água que está sendo desperdiçado por dia. Não custa nada lembrar aos desenformados que no início de 2019, o Açude de Capoeira viveu seu ponto mais crítico de sua história , onde o manancial atingiu o volume morto com apenas 4% de sua capacidade.

Outro lado

A reportagem entrou em contato  na manhã quinta-feira (21), com o Presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Porfírio Loureiro, sobre a denúncia da população de Santa Terezinha, pois há quase 120 dias que a comporta do Açude de Capoeira está aberta.

No entanto, até o fechamento da reportagem o presidente da AESA não respondeu as mensagens.

O espaço do Blog fica aberto para os esclarecimentos da AESA sobre o tema.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário