O município de Cacimba de Areia, na Região Metropolitana de Patos, dá um importante passo rumo a proteção do meio ambiente, e passa a contar com um sistema de aterro controlado para depositar os resíduos sólidos descartados pela população. Agora a cidade não usa mais o espaço a céu aberto para depositar seu lixo, e sim começa a usar a estratégia do aterro controlado, extinguindo de vez o lixão.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente Paulo Barbosa (Loirinho), essa atividade não só vem beneficiar o meio ambiente, como também acelera o processo de desacate correto do lixo produzido pela população.
“O aterro controlado é uma fase intermediária, que antecede um aterro sanitário. Diferentemente do lixão, o aterro controlado recebe um tratamento melhor do solo, uma proteção mais adaptada para o solo, como também destina melhor os resíduos sólidos. Com essa atividade a população, o meio ambiente e o próprio lixo produzido pelos munícipes passa por um procedimento de selecionamento”, afirmou o secretário.
No início do ano, a Prefeitura firmou uma parceria com uma empresa privada, que tem sede em Piancó, para depositar seus resíduos sólidos. Dessa forma o prefeito Rogério Campos, acaba de vez com o lixão a céu aberto no município.
O secretário enalteceu a atitude do prefeito Rogério Campos e do seu vice-prefeito, Heitor Campos, pelo que classificou de olhar sensível, não só para a população, mais também pelo meio ambiente. “É importante enaltecer as atitudes e olhares sensíveis para o meio ambiente do prefeito Rogério e do vice-prefeito Heitor. Através do aterro controlado, é possível ter uma melhor prática de descarte do lixo sólido, do lixo doméstico, por tanto para nossa cidade foi um grande benefício, principalmente sabendo da problemática que trazia o lixão a céu aberto. Por isso a Secretaria de Meio Ambiente parabeniza a ação realizada e se coloca a inteira disposição do município, para seguir com atividades e técnicas inovadoras no tocante aos cuidados com meio ambiente”, concluiu.
Ascom – Cacimba de Areia