Nesta terça-feira (13), o primeiro-ministro francês Jean Castex anunciou a suspensão de todos os voos entre o Brasil e a França, devido ao descontrole da pandemia de covid-19 sob o governo de Jair Bolsonaro. O pronunciamento de Castex ocorreu em uma audiência entre deputados e membros do gabinete de governo francês.
Uma cena, no entanto, chamou a atenção: Castex fez membros do parlamento rirem ao dizer que o Brasil é o país que mais receita a cloroquina/hidroxicloroquina no mundo para a covid-19, seguindo os apelos do presidente brasileiro.
Desde as primeiras fases da pandemia, já se sabe que a cloroquina não possui eficácia alguma contra a covid-19, nem como tratamento precoce. Mais recentemente já se tem provas da completa ineficácia do medicamento, assim com seus efeitos colaterais, tal como falência hepática.
A fala pode ser vista no vídeo abaixo, a partir do minuto 46:00
No Twitter, há uma versão traduzida da fala do premiê:
No parlamento francês, o primeiro ministro do país cita o Brasil como exemplo de que a hidroxicloroquina não funciona contra a Covid-19 e anuncia a restrição de voos vindo do país.
Ao falar do remédio, arrancou risadas dos colegas. Ao falar da restrição, arrancou aplausos pic.twitter.com/3TqdvryqLz
— Samuel Pancher (@SamPancher) April 13, 2021