Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Mamede, na Região Metropolitana de Patos, por meio das suas coordenações da Vigilância Sanitária, da Atenção Básica e de Epidemiologia destaca as principais ações de combate e prevenção de contágio da Covid-19 realizadas entre março e abril. E mostra também a atuação da coordenação de Imunização na vacinação dos primeiros grupos prioritários.

O Município continua na classificação vermelha, de acordo com a lista da situação epidemiológica do Estado divulgada no último sábado (17). Desse modo, a secretaria manteve a agenda de ações, como as rondas que ocorrem diuturnamente com o firme propósito de que se cumpram as normas sanitárias, principalmente o distanciamento social.

“Melhoramos muito a circulação das pessoas, diminuímos a mortalidade e as internações hospitalares, mas ainda não foi o suficiente para mudarmos de bandeira. Espero que a população se conscientize e faça sua parte, porque a secretaria aumentará a fiscalização, trabalho e testagem”, ressaltou o então secretário da pasta Umberto Joubert.

A respeito da testagem, a secretaria prioriza os testes em públicos específicos, além, claro, dos pacientes com sintomas para covid. No mês de março, por exemplo, foram testados os trabalhadores da limpeza pública, os técnicos do CRAS e do Creas, os funcionários das Cozinhas Comunitárias e das Secretarias Escolares; os comerciantes local, incluindo-se os barbeiros e cabeleireiros.

Mais recente, no início de abril, os taxistas passaram por mais uma testagem rápida, e, segundo o secretário, essas atividades serão ampliadas para outros setores como restaurantes, banco, lotérica. Ele ainda chamou atenção para que haja o envolvimento da população:

“A Saúde tem feito a sua parte, mas só com as nossas ações não resolveremos tudo, portanto, precisamos do apoio da população para vencermos essa guerra”, concluiu.

Repercute de forma positiva a vacinação no Município, que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), de janeiro até abril alcançou números expressivos, por exemplo, 100% dos trabalhadores da Saúde Pública já receberam a primeira dose, e recentemente teve início a vacinação dos trabalhadores da Saúde Privada.

Já as doses para os idosos vem sendo feita de forma decrescente. No sábado, a secretaria recebeu a 12ª remessa e vacinou todos do público entre 64 e 63 anos. A expectativa é de que até junho os idosos tenham sido vacinados com primeira e segunda doses.

Paralelo à vacinação da Covid-19 também ocorre a Campanha Nacional da Gripe, que começou no dia 12 de abril e segue até 9 de julho. Nessa primeira fase estão sendo vacinados crianças de zero a menores de seis anos, mães no puerpério, gestantes e os trabalhadores da saúde.

A SMS destaca que a coordenação de imunização está preparada para as duas campanhas, é importante que os grupos prioritários observem, junto com os agentes comunitários de saúde, o período de 14 dias entre a vacina da covid e da gripe.

Nesta terça-feira, 20, a pasta da Saúde foi entregue ao novo secretário Chaguinha Alves, que já atuava como coordenador da área, ele dará continuidade à condução dos trabalhos da Saúde Municipal, especialmente no combate à Covid-19.

Assessoria

Deixe seu comentário