Compartilhe!

O Sebrae Paraíba lançou oficialmente, nesta segunda-feira (10), a Semana do MEI 2021 que, até a próxima sexta (14), contará com atividades 100% virtuais, como palestras, oficinas e apresentação de casos de sucesso, além de orientação e atendimento nas salas do empreendedor espalhadas em todo o estado. Durante evento promovido no auditório da instituição, localizado em João Pessoa, que também foi transmitido pelas redes sociais, foi assinado um convênio de cooperação técnica entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de João Pessoa para instalação do Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PAE).

De acordo com o Sebrae, com base em dados da Receita Federal, de janeiro a abril de 2021, foram registrados 11.431 novos microempreendedores individuais na Paraíba. O número representa um crescimento de 2,3%, se comparado ao mesmo período de 2020, e de 10,7% quando comparado com igual período de 2019. Os dados também apontam que os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Patos e Cabedelo foram responsáveis por 60,1% dos registros de novos MEIs este ano. Além disso, as principais atividades que registraram abertura de novos MEIs em 2021 foram comércio varejista de vestuário e acessórios e cabeleireiros, manicure e pedicure.

Walter Aguiar – superintendente Sebrae Paraíba

Durante o lançamento da Semana do MEI 2021, o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, enfatizou que o evento ocorre nacionalmente e que, pelo segundo ano consecutivo, está sendo realizado diante de uma pandemia. “O micro, pequeno e médio empresário do Brasil tem sido muito atingido neste período. O setor já necessitava de impulso, independente da pandemia, mas com a crise sanitária isso se agravou. Por mais que tenhamos uma série de pequenos empreendimentos nascendo no país, em função da necessidade, também temos muitos fechando as portas por causa de dificuldades. Nesse momento, é preciso lembrar a todos do olhar diferenciado que o segmento necessita, principalmente porque representa 99% das empresas do país e 56% dos empregos formais, assim como 30% do PIB do Brasil. No entanto, nada se consegue sozinho. É preciso parceria e colaboração”, destacou.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, participou do evento e afirmou, em sua fala, que se sente no dever de ter um olhar mais sensível para a cidade e na obrigação de melhorar a qualidade de vida do povo. “É com esse sentimento estimulado que buscamos cuidar da cidade e isso passa por olhar para questões como moradia, saúde, educação, lazer e a sobrevivência econômica também. Sabia que, ao assumir o cargo, teria de conviver com a pandemia, mas teria, também, de antecipar as soluções para o pós-pandemia. A economia é importante para cuidar das pessoas e a parceria com o Sebrae é fundamental para agir neste momento de pós-pandemia, levando conhecimento, informação e oportunidades aos empreendedores”, salientou.

O presidente da Federação da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Femicro-PB), Antônio Gomes de Lima, que também integra o Conselho Deliberativo do Sebrae, ressaltou a importância de formar parcerias entre a instituição e as prefeituras municipais. “A pandemia trouxe uma situação difícil para os empresários, por isso as parcerias são necessárias. Com elas, renasce a expectativa de crescimento”, disse.

Empreendedores – Dois microempreendedores individuais atendidos pelo Sebrae Paraíba contaram como o apoio da instituição foi fundamental para os seus negócios. “O Sebrae veio como um divisor de águas na nossa trajetória. A partir dele, conhecemos o crescimento e a estabilidade, necessários especialmente nessa situação que vivemos atualmente. Sou muito grata ao Sebrae pelas oportunidades e parcerias”, relatou a empresária Roberta Farias, da Doce Amore Confeitaria.

“Sempre tive a percepção de que as pessoas devem empreender mesmo quando se trabalha para alguém. O empresário coloca a mão na massa e tem ideias novas a cada dia, focando em novas formas de atender ao mercado e às necessidades das pessoas. O empreendedorismo precisa ser reforçado e o Sebrae deve continuar com esse papel social”, frisou Felipe Alves, da Sevilha Barbearia.

Convênio – O lançamento da Semana do MEI 2021 contou, ainda, com um importante momento: a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, que permite a instalação e abertura de um Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) no Centro Histórico da cidade. A iniciativa visa à implementação de ações conjuntas voltadas à articulação de atividades destinadas ao fortalecimento dos pequenos negócios locais, com a efetivação de políticas públicas e de programas de apoio ao empreendedorismo, mediante a implantação do PAE. O local já estará em funcionamento a partir desta terça-feira (11).

“Essa é a primeira parceria para instalar uma estrutura que atenda ao microempreendedor individual e, também, aos donos de pequenos negócios. Espero que seja a primeira de muitas que iremos construir”, destacou o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, ao assinar o convênio.

Semana do MEI 2021 – O evento, voltado a quem já é microempreendedor individual ou deseja se formalizar, tem como tema “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”, que vai nortear as programações estaduais e nacional. Entre os destaques da programação local estão as capacitações gratuitas que serão realizadas pelo WhatsApp e por meio de plataformas de videoconferência. Para conferir mais informações sobre a programação e se inscrever nas capacitações, os interessados devem acessar o site https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei2021/home.

Assessoria

Deixe seu comentário