Compartilhe!

Apesar da cidade de Patos, no interior da Paraíba, ter registrado um aumento de casos de Covid-19 nos últimos dois dias, 59 e 31 respectivamente, isto ainda não vem refletindo no número de internações, nem para superlotação dos leitos no Complexo Hospitalar Regional de Patos, o que já foi verificado nesta quinta-feira (13).

De acordo com os números, dos 52 leitos ocupados somando pacientes internados na UTI e na enfermaria, 8 são oriundos da cidade de Patos, ou seja, apenas 15,38%, enquanto que outros 44 pacientes ou 84,62% são de outros municípios do Sertão.

As informações são do censo das 12h do Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduy Carneiro.

Curiosamente, Sousa tem mais pacientes (13), o que representa 25% dos 52 leitos ocupados e é o município com o maior número de pacientes internados em Patos.

Santa Luzia com quatro pacientes, além de São Mamede, Paulista, Princesa Isabel e Itaporanga, com três cada um, vem logo a seguir e respondem juntos por 16 internações ou 30,76% das ocupações.

Outros 15 leitos ou 28,84% estão ocupados por pacientes de Teixeira (2); Aparecida, Baraúnas, Cajazeiras, Catingueira, Conceição, Desterro, Jericó, Malta, Monteiro, Salgadinho, Santa Inês, São João do Tigre e São José de Espinharas, aparecem com apenas 1 caso de internação.

WhatsApp-Image-2021-05-13-at-16.37.01 (1)

Ocorre que mesmo Patos não estando contribuindo para lotação máxima dos leitos o Complexo amanheceu nesta quinta-feira (13) com 95% de ocupação dos leitos de UTI e 100% nos das Enfermarias Clínica Covid.

O diretor geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Francisco Guedes, fez um alerta sobre a atual situação de ocupação de leitos do setor Covid da unidade. “Esse dado é extremamente preocupante, pois essa situação está sendo evidenciada não apenas na Paraíba, mas em todo o país e, neste momento, sobe o estrangulamento no número de ocupação de leitos Covid e ainda não sabemos o que motivou esse aumento de casos de internação”, afirmou Francisco.

Em função deste aumento do número de casos de doentes com Covid que necessitam de internação hospitalar, a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), Francisco Guedes, decidiu, em comum acordo com a direção do Hospital Infantil Noaldo Leite e com o aval da Secretaria de Estado de Saúde, reativar os 12 leitos de Enfermaria Covid no Noaldo para dar suporte a demanda crescente de pacientes de Covid.

Com isso, o Complexo passa a ter 44 leitos de Enfermaria e mantém seus 32 leitos de UTI Covid.

609dc2f987cb0 WhatsApp Image 2021 05 13 at 18.52.54 1

Portal 40 Graus com Genival Júnior – Patosonline.com

Deixe seu comentário