Compartilhe!

A cada dia cresce mais o número de doentes de Covid na cidade de Patos. Segundo as estatísticas do Boletim Epidemiológicos da Secretaria de Saúde local, na quinta-feira, sessenta novas pessoas foram infectadas nas vinte e quatro horas anteriores. O único que segundo soubemos foi internado foi o ex-vereador Juracy Dantas. Onde foram parar os outros cinquenta e nove doentes, se o número de isolados aumentou de 342 para 386? Onde foram parar os outros 15, se o número de isolados aumentou apenas de 44 doentes?

Este problema é o de menor importância. Estes quinze doentes podem ter saído do isolamento ou recebido alta, já que não foram registradas novas mortes. E os que estão isolados, naqueles casos em que precisariam ser internados em enfermarias ou UTIs, estão isolados, justamente porque, enfermarias e UTIs, estão quase completamente lotados.

Mas, aí surgem algumas perguntas capitais. Que tratamento e que acompanhamento estão recebendo estes 386 isolados?Estão sendo tratados, estão sendo acompanhados, está havendo fiscalização para ver se estão cumprindo a quarentena? Alguém está indo visitá-los para saber se não estão colocando em risco seus familiares e seus vizinhos? Poque ninguém deve esquecer que os pacientes isolados são potenciais contaminadores de seus familiares e vizinhos, se uns e outros não tomarem as precauções recomendadas pelas autoridades sanitárias. Que todo mundo sabe quais são, embora, infelizmente nem todo mundo obedeça a elas.

Fica aí uma sugestão para o Conselho Municipal de Saúde e para os senhores vereadores. Que tal verificar como está sendo feito o tratamento e acompanhamento dos pacientes isolados? Claro que devem tomar as precauções de praxe para não serem contaminados também.

Luiz Gonzaga Lima de Morais

Deixe seu comentário