Compartilhe!

Na manhã desta segunda-feira, dia 07, a reportagem do Polêmica fez contato com Liliane Sena, diretora da 6ª Gerência Regional de Saúde (6ª GRS). A busca de informações oficiais diante do crescimento dos casos de Covid-19, do processo de internações no Complexo Hospitalar Regional e o andamento da vacinação contra o novo coronavírus esteve no centro da conversa.

Liliane Sena

Liliane foi perguntada sobre os casos de internações e mortes de idosos e foi taxativa: “Tivemos uma grande redução na internação e óbito dos idosos”. A diretora atribui tal redução ao processo de vacinação com a vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, que foi a vacina mais usada nos idosos no início do processo.

“Isso mostra que a vacina é eficaz contra os efeitos graves da doença Covid-19. Tivemos casos de internações, mas a redução foi visível no dia a dia e nos dados oficiais”, relatou a sanitarista Liliane.

O gráfico de acompanhamento entre os meses de abril a maio de 2.021 mostra claramente a faixa etária de internações. A idade entre 40 e 59 anos foi a que mais deu entrada nas áreas destinadas ao tratamento da Covid-19. No início da pandemia, os idosos foram as maiores vítimas em internações e óbitos.

A vacinação lenta no Brasil preocupa não só o próprio país, mas também o mundo. A demora em promover a vacinação em massa da população pode proporcionar o surgimento de variantes da Covid-19 e estes se tornarem mais resistentes aos imunizantes. Vários países da Europa e também Estados Unidos da América estão retomando a vida cotidiana após amplas campanhas de vacinação em massa.

Grafico de internacoes 1

Jozivan Antero – Polêmica Patos

Deixe seu comentário