Após a denúncia, a direção do Complexo confirmou a veracidade da denúncia ao Programa Polêmica, da Rádio Espinharas (Foto: Ray Santana/TV Contexto)
Compartilhe!

A TV Contexto trouxe a público nessa terça-feira (8), a denúncia de que o Complexo Hospitalar Regional de Patos estaria expondo pacientes ao risco de contágio da Covid-19, ao permitir o tráfego de paciente com o vírus por áreas comuns da unidade para a realização de exames, sem o devido distanciamento.

Após a denúncia, a direção do Complexo confirmou a veracidade da denúncia ao Programa Polêmica, da Rádio Espinharas. Um vídeo divulgado, mostra o transporte de um paciente que estaria com Covid-19 em meio a outras pessoas na área verde. A procedência do paciente da área covid foi confirmada por fontes internadas do hospital.

Ao programa, o diretor da unidade, Francisco Guedes, disse que o estariam sendo realizadas modificações na estrutura hospitalar para solucionar o problema.

Nesta quarta-feira (9), o Complexo Hospitalar emitiu uma nota onde comunicou o cancelamento temporário da realização de exames eletivos de tomografia, para reduzir os riscos de contágio. De acordo com a nota, os exames passam a ser, exclusivamente, para casos de urgência, emergência e dos pacientes Covid.

Ainda afirma que a mudança de fluxo de pacientes com coronavírus para realização de exames só foi possível agora, devido à ampliação do isolamento Covid, o que permitiu a criação de uma espécie de corredor interno no hospital, isolado das demais áreas.

Confira a nota:

Nota de esclarecimento
09.06.21
Melhor Fluxo

Com a crescente demanda de pacientes do setor Covid, muitos dos quais necessitam realizar exames de imagem para diagnóstico e controle da doença, a direção do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) decidiu mudar o fluxo interno de transporte dos pacientes das enfermarias do isolamento para o Centro de Imagem (CDI), onde está instalado os equipamentos, inclusive, o Tomógrafo da unidade.  Com a alteração, ao invés dos pacientes do isolamento se dirigirem ao CDI pelo corredor central, agora eles circulam por um corredor interno, que dá acesso a uma porta reservada para as salas de exame.

Essa mudança de fluxo de pacientes com coronavírus para realização de exames só foi possível agora, em função da ampliação do isolamento Covid, o que permitiu criar uma espécie de corredor interno no hospital, quase exclusivo para ao trânsito destes pacientes e onde não transitam pacientes com outras patologias.

A direção do hospital esclarece ainda que antes disso acontecer, os pacientes Covid que eram levados pelos maqueiros para a realização de exames fora do isolamento, usavam máscaras, não ficavam transitando, nem esperavam para fazer exames, já que todos eram agendados, e ainda seguiam os protocolos de distanciamento seguro, o que afastava o risco de contágio para outras pessoas.

Devido ao aumento de casos de Covid a direção do Complexo decidiu restringir os exames do Tomógrafo que passam a ser, exclusivamente, para casos de urgência, emergência e dos pacientes Covid. Temporariamente, os exames eletivos, estão suspensos enquanto os casos de Covid estiverem em alta.

Direção do CHRDJC
Patos, 09 de Junho de 2021

Ray Santana | TV Contexto

Deixe seu comentário