Compartilhe!

Crônica da Quinta

A matemática letal da pandemia

Li e ouvi uma frase que me fez refletir: “as pessoas só despertam quando a pandemia deixa de ser número e entra na sua casa”.

Experimentamos dias difíceis com números alarmantes e um número de mortes que acendeu o sinal de alerta e de perigo ao mesmo tempo.

Se fala de empatia como teoria, muitos usam como discurso melódico, enfadonho e sem conteúdo sem ter na prática nenhuma atitude elevada que corrobore com este estado de espírito pandêmico que atravessamos.

Quando as mortes são do vizinho, do marido da tia em segundo grau de parentesco, do fulano ou sicrano anônimo o nível de empatia é quase zero, contudo, quando a dor e o sofrimento batem à minha porta, tudo muda de figura.

Pessoalmente, sofro por cada vez que acesso um site – quase transformado em obituário e vejo rostos conhecidos ou não, famosos ou anônimos, de linhagem política ou desassistidos da política sanitária vacinal.

Para além de números frios, de uma estatística, de um gráfico que fala de uma curva crescente, observo com olhos tétricos cada família enlutada, cada lágrima derramada sem o pranto devido e do luto abruptamente interrompido.

Aos que me conhecem, haverão de concordar, que para mim que há quase três décadas acompanho famílias cristãs no momento da despedida, das “Exéquias” – este tempo de pandemia tem sido cruel.

Não ter o sacrossanto direito de velar seus entes queridos, de receber os pêsames,  ser consolado com palavras de esperança se traduz num aspecto quase mórbido como saldo negativo da pandemia.

Por isso, o coronavírus ou a Covid-19 tem espalhado um rastro de muita tristeza em nossa sociedade, que por vezes não colabora com sua parte no enfrentamento desta verdadeira guerra e faz aumentar a matemática letal da pandemia.

Nunca é demais conclamar: “use máscara, higienize as mãos, não esqueça o álcool gel, evite aglomerações” e, se assim procedermos estaremos sendo empáticos, solidários, fraternos e prudentes para com sua vida e, sobretudo do próximo.

Carlos Ferreira da Silva – Acadêmico de Pedagogia – UNIFIP – carlossilva@pedag.fiponline.edu.br

Deixe seu comentário