Desmatamento da Amazônia bateu recorde pelo terceiro mês consecutivo, segundo Imazon (Imagem: PA Media)
Compartilhe!

O desmatamento na Amazônia foi o maior em 10 anos pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com dados do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que faz o monitoramento da região por satélite.

Segundo o Imazon, foram desmatados 1.125 quilômetros quadrados de floresta no mês de maio, o que implica no maior registro para o mês nos últimos dez anos, um aumento de 70% em relação a maio de 2020 quando foi registrado desmatamento de 660 quilômetros quadrados no mesmo período.

Em termos comparativos, a área corresponde quase toda a cidade do Rio de Janeiro. Os meses de março e abril também já haviam registrado os piores índices desde 2012.

Para Antonio Fonseca, pesquisador do Imazon, os dados são preocupantes, sobretudo se levar em consideração a época do ano marcada por chuvas, tendo em vista que os picos de desmatamento acontecem no período de seca na floresta.

“Esse aumento expressivo em maio é muito preocupante porque estamos entrando na estação seca, que na maior parte da Amazônia Legal ocorre entre junho e setembro, quando historicamente são registrados os picos de desmatamento do ano”, declarou Fonseca.

UOL

Deixe seu comentário