Patos (Imagem: Júnior Macena/TV Contexto)
Compartilhe!

Ao menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, comprometendo a imunidade contra a Covid-19. Os dados estão nos registros oficiais do Ministério da Saúde, conforme divulgou o Jornal Folha de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (2).

A vacina AstraZeneca é o imunizante mais utilizado no Brasil, correspondendo a 57% das doses aplicadas de acordo com as orientações dos fabricantes. De acordo com o levantamento, outras 114 mil doses vencidas do mesmo laboratório já distribuídas para os estados. Não há a clareza se estes imunizantes vencidos foram aplicados ou descartados.

O lote pode ser consultado na carteira idividual de vacinação. Quem recebeu o imunizante vencido, deve procurar a unidade de saúde mais próxima para a orientação.

Doses enviadas a Patos

Em Patos, no sertão paraibano, de acordo com o relatório compilado pelo jornal, 16 doses do lote 4120Z005, que foram enviadas à Patos, venceram no dia 14 de abril deste ano. A esse mesmo lote pertencem 70% das doses ministradas no país fora da validade.

image

Contatada, assessoria de comunicação do município informou que a Secretaria de Saúde ainda está se inteirando da informação e que ainda não há a confirmação de que as doses foram aplicadas ou descartadas. Também não não foi informado até o fechamaneto desta matéria, os riscos que representam os imunizantes fora do prazo de validade.

Veja a reportagem na integra, no site do Folha.

Ray Santana – TV Contexto

Deixe seu comentário