Compartilhe!

Para muitas crianças como o João Miguel, o tema da festa de aniversário de 6 anos seria o Homem-Aranha ou o Batman, entre outros personagens do imaginário infantil. Mas, no caso desse pequeno patoense, os super-heróis dele se vestem de laranja e batalham contra a sujeira na cidade na cidade de Patos. João tem tanta admiração pelo trabalho dos garis, que coletam o lixo três vezes por semana na rua onde ele mora – no Conjunto Bivar Olinto, na região Oeste – que resolveu fazer homenagem a eles em sua festa de aniversário, comemorada no último sábado (24). O próprio menino fez o convite aos trabalhadores, que ele conhece pessoalmente, chamando todos pelo nome deles ou de “amigões”.

Para os garis, que cantaram parabéns para o menino, a atitude de João Miguel é uma lição de vida para os adultos diante da rejeição social sofrida por trabalhadores de camadas mais humildes e um incentivo para superar preconceitos e dificuldades da profissão.

O caminhão do lixo passa às 9h às terças, às quintas e aos sábados na rua de João, e ele já fica esperando desde as cedo, segundo a mãe do menino, a dona de casa Jailda Ferreira Batista, 34. “Toda vez que o carro que faz a coleta passava ele pedia para ajudar os garis a coletar as sacolas com o lixo, e no dia do aniversário, João teve direito a dá uma volta no carro da coleta pelas ruas da comunidade e dividiu o bolo, feito especialmente, para os trabalhadores da limpeza urbana”, disse a mãe. “É uma profissão digna. Às vezes, nem eles (os garis) sabem o quanto é importante essa profissão. Imagina se a gente não tivesse o trabalho deles na cidade. A população estaria doente, e a cidade, suja, fétida”, comentou a mãe de João Miguel.

À noite a festa continuou com a participação do pessoal que faz a varrição. Teve direito até a uniforme e bolo padronizados.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário